Início Cidade e Região Festival Londrix lança livro “Novos Cronistas” no dia 14

Festival Londrix lança livro “Novos Cronistas” no dia 14

1683
0
COMPARTILHAR

Uma das atividades mais aguardadas do Festival Literário de Londrina (Londrix), que celebra seus 15 anos em 2019, será realizada no dia 14 de junho, com o lançamento do livro Novos Cronistas Londrix. A publicação compila as dez melhores crônicas escolhidas de estudantes, de 14 a 17 anos,  do ensino médio, das redes particular e pública. Este material é fruto do 1º Concurso Novos Cronistas Londrix, que foi aberto no mês de abril e realizado no decorrer de maio, dentro da programação do festival.

O concurso foi idealizado pela Atrito Arte Artistas e Produtores Associados (AARPA) e contou com patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania e Governo Federal. Há apoio da Cultural Londrina – escola de idiomas e RPC, e ainda parceria com o Museu Histórico de Londrina.

A iniciativa tem como finalidade estimular a escrita e a prática literária junto ao público adolescente, valorizando e dando visibilidade às produções locais. A seleção dos textos foi feita em parceria com a Universidade Estadual de Londrina (UEL), que fez a correção e avaliação dos trabalhos inscritos. A análise foi feita sob coordenação do Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas da UEL.

Dezenas de crônicas foram inscritas e avaliadas, mas, do total, 36 respeitavam o regulamento e estavam aptas a serem selecionadas pelo concurso. Dos textos analisados saíram as dez melhores e que vão compor o livro, que será distribuído gratuitamente para escolas estaduais e particulares, direcionado ao ensino médio.

Além de participar da publicação, cada um dos alunos premiados vai ganhar dez exemplares do livro Novos Cronistas Londrix. No dia do lançamento, as famílias e pessoas interessadas em adquirir uma cópia também poderão comprá-la por um preço especial. O evento de lançamento será no dia 14 de junho, às 19h30, na Vila Cemitério de Automóveis, aberto à comunidade.

Os estudantes que tiveram suas crônicas selecionadas são: Bianca Barros Parron Fernandes, Carolina Lerner Trigo, Catarina Franco Seco, Frederico de Moura Theophilo Neto, Guilherme Akira Demenech Mori, Letícia Silva Higashi, Maria Eduarda de Souza Leriano, Maria Luiza Frederico Costa, Mateus Panzeri Fasolo e Rafaela Valentini Ortega Ruiz (lista detalhada abaixo).

Para a diretora do Festival Londrix, Christine Vianna, a ação foi criada para incentivar os jovens estudantes que gostam de ler e escrever, envolvendo os professores das escolas de Londrina, que ajudam a divulgar e motivam os alunos em sala de aula. “A primeira edição do concurso Novos Cronistas teve uma participação muito boa e contou com textos criativos e de qualidade. As escolas ajudaram a divulgar e também tiveram um papel importante. A participação dos estudantes ganhadores no livro é uma forma de premiação e valorização do seu potencial”, afirmou.

Christine ainda destacou que este concurso é uma atração que veio para ficar na programação do Festival Londrix. “A segunda edição, em 2020, já tem a poesia como o estilo literário definido para o livro. Trabalhar a literatura com o público jovem é satisfatório, pois ajuda os estudantes a ampliar sua visão de mundo e enriquecer seus conhecimentos”, adiantou.

Vencedores do concurso selecionados para o Livro Novos Cronistas Londrix

Autora: Carolina Lerner Trigo, 14 anos, cursa o 1º ano do Ensino Médio no Saint James International School.
Crônica: Desacompanhadas

Autor: Guilherme Akira Demenech Mori, 17 anos, cursa o 4º ano do Ensino Médio integrado ao Técnico em Informática no Instituto Federal do Paraná.
Crônica: Isto não é um romance policial ou Preencha aqui com o título

Autora: Catarina Franco Seco, 15 anos, cursa o 1º ano do Ensino Médio no Colégio Marista.
Crônica: Em uma sala de aula

Autor: Frederico de Moura Theophilo Neto, 14 anos, cursa o 1º ano do Ensino Médio no Colégio Marista
Crônica: Velho Calor

Autora: Maria Eduarda de Souza Leriano, 16 anos, cursa o 2º ano do Ensino Médio no Centro Estadual de Educação Profissional Professora Maria do Rosário Castaldi.
Crônica: Noite de lembranças

Autora: Leticia Silva Higashi, 14 anos, cursa o 1º ano do Ensino Médio no Saint James International School.

Crônica: Motivo de esquecimento

Autora: Bianca Barros Parron Fernandes, 15 anos, cursa o 1º ano do Ensino Médio no Saint James International School.

Crônica: Vozes, Pessoas

Autora: Rafaela Valentini Ortega Ruiz, 16 anos, cursa o 2º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual Professor Newton Guimarães.

Crônica: Segundos são batidas do coração

Autora: Maria Luiza Frederico Costa, 17 anos, cursa o 3º ano do Ensino Médio no Colégio Marista.

Crônica: Fome de Companhia

Autora: Mateus Panzeri Fasolo, 17 anos, cursa o 3º ano do Ensino Médio no Colégio Sigma.

Crônica: Tchau

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor entre com seu nome aqui