Início Cidade e Região Primeiro computador do Norte do Paraná será doado ao Museu Histórico

Primeiro computador do Norte do Paraná será doado ao Museu Histórico

1957
0
COMPARTILHAR

O primeiro computador do Norte do Paraná chegou a Londrina, no Norte do Paraná, em 10 de outubro de 1970. O IBM 360/20, que ficou em funcionamento por muitos anos, foi trazido pela Exactus Software. O equipamento, usado e importado dos Estados Unidos, era composto de Unidade de Processamento de Dados (CPU), leitora, perfuradora, três discos rígidos e impressora. A chegada da máquina representou o início da informatização na prestação de serviços na cidade. Agora, alguns componentes do computador, que tinham dimensões bastante grandes, serão doados pela empresa ao Museu Histórico de Londrina e farão parte do acervo da memória do município.

Em breve, os londrinenses poderão conhecer de perto a “Gravadora de Dados de Cartão modelo IBM 129”, ou perfuradora, com teclado de combinação e cartão de programa, que trabalhou em conjunto com o primeiro modelo de computador que chegou a Londrina; a “Unidade de Disco HDA for IBM 3350 1200 STD”, criada em 1975, que integrou o segundo modelo adquirido pela Exactus, o IBM 370; e o “Quadro Demonstrativo” do primeiro computador projetado e construído na cidade. Neste último são demonstrados os equipamentos que constituíam o sistema de coleta de dados e comunicação com o computador principal da Exactus Software. O computador de captação de dados, chamado de “Collectus”, que incluía equipamentos de comunicação por telefone (Modem), foi totalmente projetado e construído por engenheiros e técnicos londrinenses entre 1988 e 1989.

Naquela época, não havia alternativas de baixo custo no mercado brasileiro para a empresa resolver o problema da captação de dados de forma distribuída ou descentralizada. Era necessário que os documentos viajassem até Londrina para que fosse feita a inserção dos dados através da digitação manual. O projeto Collectus nasceu, então, com o objetivo de produzir um equipamento de baixo custo para a captação e transmissão de dados a Londrina para processamento, por linha telefônica analógica e com capacidade de armazenar e manter as informações na falta de energia elétrica, dispensando o alto custo do traslado de papeis. Ao todo, foram fabricados 200 equipamentos e entregues aos representantes da Exactus nas diversas regiões do país.

“O primeiro computador marca a história do início da informática em Londrina”, afirma o diretor da Exactus Software, Romeu Dematté. Ele conta que o equipamento, importado pela empresa, foi de fundamental importância na época não só por representar um grande avanço tecnológico, mas por permitir o desenvolvimento do primeiro software pela Exactus, que é especializada na criação de soluções para as gestões contábil e empresarial. “Entre as décadas de 1970 e 1990 só existiam grandes computadores”, lembra. Para se ter uma ideia, essa primeira máquina chegada ao Norte do Paraná foi fabricada com circuitos em ouro. “Guardamos alguns componentes, que agora serão doados ao museu, para preservar a história”, completa.

A diretora do Museu Histórico de Londrina, Edméia Ribeiro, destaca a importância da doação para a cidade. “Aqui é o lugar de salvaguarda da memória de Londrina, que é composta pela história dos pioneiros, da cafeicultura, dos primeiros comerciantes e também da tecnologia”, afirma. Na avaliação dela, a exposição dos componentes ajudará as futuras gerações a se identificarem e construírem a memória a partir dos avanços tecnológicos. Ela explica que, a princípio, os itens ficarão disponíveis na reserva técnica do museu, já que não há, ainda, na exposição permanente, um cenário temático sobre tecnologia.

Serviço:

A doação dos componentes do primeiro computador do Norte do Paraná será formalizada pela Exactus Software, no dia 5 de julho, às 19h30, no Museu Histórico de Londrina, que fica na Rua Benjamin Constant, 900, centro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor entre com seu nome aqui