Início Cidade e Região Trânsito: CMTU lança campanha ‘Olhe e Sinalize”

Trânsito: CMTU lança campanha ‘Olhe e Sinalize”

2327
0
COMPARTILHAR

A Prefeitura de Londrina, por meio da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), intensifica durante as próximas semanas as ações educativas da campanha “Olhe e Sinalize”. Primeira de uma série de intervenções a serem realizadas nas faixas de pedestre, a atividade desta segunda-feira (22) ocorreu no cruzamento da rua Benjamin Constant com a avenida Rio de Janeiro, área central da cidade. Além de chamar atenção para os locais corretos de travessia, a iniciativa visa conscientizar os condutores sobre a preferência de passagem para quem está a pé.

Segundo o diretor de Trânsito da CMTU, Sérgio Dalbem, a ideia central da campanha é que o pedestre exerça o seu direito em utilizar a faixa de segurança. Para isso, é necessário que ele se posicione no bordo da via, estique os braços para manifestar a intenção, espere que os veículos e motocicletas parem completamente e só então realize a travessia. “A faixa é uma prerrogativa de quem se locomove a pé, mas é preciso haver interesse e participação do cidadão”, cobrou.

O diretor lembra que a preferência de passagem é sempre do pedestre. No entanto, ressalta que a regra vale apenas para locais em que não há semáforos. “Nos cruzamentos onde o fluxo é disciplinado por dispositivos eletrônicos, o sinaleiro é quem determina a hora de passagem. É importante destacarmos isso para uma correta utilização das faixas e aplicação da campanha”, frisou.

Nesta terça-feira (23), a intervenção está programada para ocorrer a partir das 9h, na avenida Santos Dumont, na altura do 2º Comando Regional da Polícia Militar (PM). Além da entrega de materiais informativos, estão previstas intervenções lúdicas com atores da equipe de Educação da CMTU.

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), deixar de dar prioridade a quem anda a pé, na faixa de segurança a ele destinada, é infração de natureza gravíssima, com multa de R$ 293,47 e perda de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Somente entre janeiro e maio deste ano, 109 pessoas foram atropeladas em Londrina. Destas, seis perderam a vida. (Fonte: NCom/Prefeitura)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor entre com seu nome aqui