Início Cultura Filmes produzidos em Londrina são atrações no Sesi nesta terça-feira

Filmes produzidos em Londrina são atrações no Sesi nesta terça-feira

3717
0
COMPARTILHAR

“Passo Cruzado”, dirigido por Vivian Campos: primeira exibição pública em Londrina

A Sessão Kinopus exibe na terça-feira (12), três curtas dirigidos por realizadoras de Londrina: os filmes “Dona Vilma” (documentário, 26 min, 2016), de Vanessa Santos de Oliveira; “A Última Dança” (ficção, 10 min, 2014), de Eliete Vanzo, além do curta “Passo Cruzado (ficção, 12 min, 2018), de Vivian Campos, que terá a sua primeira exibição pública.

A 29ª edição do projeto Sessão Kinopus será realizada a partir das 19h30, no Centro Cultural Sesi – Associação Médica De Londrina (Praça 1º de Maio, 130, Centro – em frente à Concha Acústica), e conta com entrada franca – os ingressos podem ser retirados com 1 hora de antecedência no local.

A classificação indicativa é para maiores de 14 anos. Logo após a sessão haverá um debate com as realizadoras presentes.

Os filmes

O documentário “Dona Vilma” conta a história de Vilma Santos de Oliveira, também conhecida como Yá Mukumby, passando por sua trajetória pessoal, política e religiosa, com destaque para sua participação na instauração do processo de cotas na Universidade Estadual de Londrina (UEL). A direção é de Vanessa Santos de Oliveira, filha de Dona Vilma. O curta foi produzido ao longo de aproximadamente dois anos. As entrevistas foram gravadas no segundo semestre de 2015 e a edição e a busca por materiais de arquivo consumiu quase todo o ano de 2016. A primeira exibição do documentário aconteceu no Dia da Consciência Negra, como parte da programação da 18ª Edição do Festival Kinoarte de Cinema em Londrina.

“A Última Dança” narra a história de Ernesto (Apolo Theooro), um agricultor aposentado que é grande apreciador do ritmo envolvente e delicado da valsa, enquanto sua esposa, Tereza (Ciça Guirado), é uma dona de casa dedicada que sofre de um transtorno de personalidade. O filme foi produzido pelos alunos da Pós Graduação em Produção e Criação Audiovisual da Faculdade Pitágoras e premiado como Melhor Curta (Júri oficial e Júri Popular) na Competitiva Londrinense do Festival Kinoarte de Cinema em 2014.

O curta de ficção “Passo Cruzado” retrata as nuances do relacionamento entre mãe (Elvira Alegre) e filha (Raquel Santanna), semelhanças e contrastes entre duas gerações evidenciados através da história de duas mulheres que pretendiam se divertir juntas numa noite de festa, mas acabam sendo levadas ao ápice de conflitos que extrapolam as paredes do salão. Filmado em Londrina em novembro de 2017, trata-se de uma coprodução dos alunos da Pós-Graduação em Produção e Criação Audiovisual da Faculdade Pitágoras e da produtora NTV Cine Video. O projeto contou com apoio do Valentino Bar, Bolos da Vovó Maria, Sanepar, M2 Mídia Urbana e Gráfica Pama. Agradecimentos especiais a Silvia Sitta, Valdomiro Chamé e Alessandra Pajolla (locações), Evelize Chaiben (maquiagem) e Renata Cabrera (making of).

Durante as gravações, o filme foi assunto na imprensa por conta de um caso de preconceito: o ator Otávio Pelisson, convidado para interpretar uma drag queen, foi hostilizado por homofóbicos durante o trajeto para o set.

(Com informações da assessoria de imprensa – Foto: Divulgação)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor entre com seu nome aqui