Início Cidade e Região Câmara Britânica de Comércio e Indústria inaugura comitê de educação no Paraná

Câmara Britânica de Comércio e Indústria inaugura comitê de educação no Paraná

1530
0
COMPARTILHAR
Lançamento do comitê da educação da câmara britânica de comércio. Curitiba, 07/08/2019. Foto: Luiz Costa /SMCS

Recém-lançada no Paraná, a Câmara Britânica de Comércio e Indústria (Britcham) inaugurou um comitê para discutir a educação paranaense. O evento de lançamento aconteceu no escritório de advocacia Marins Bertoldi, sede interina da entidade, na última quarta-feira (7/8), em Curitiba (PR). Estiveram presentes cerca de 50 pessoas, entre as quais representantes de 15 instituições de ensino, além de representantes do poder público, entidades de classe, empresas de tecnologia, entre outros.

“Com esse comitê temático pretendemos promover fóruns de debate para traçar ações para a educação no Paraná, promovendo intercâmbios entre os participantes e associados”, disse a presidente interina do comitê, Maíra Silva Marques da Fonseca, que também é professora universitária.

O diretor regional da Britcham no Paraná, Monroe Olsen, explicou que a atual configuração da entidade na sede, sob administração e com liderança de Comitês pelo Marins Bertoldi advogados é provisória. “Demos início às atividades dessa maneira, mas a ideia é que, no decorrer das próximas reuniões, outras lideranças surjam dentre nossos associados para compor e até mesmo presidir nossos comitês temáticos. Para o futuro, pretendemos que a Britcham Paraná também tenha sua sede e administração próprias”, explicou.

O cônsul do Reino Unido no Paraná, Adam Patterson, manifestou seu apoio à iniciativa. “Ficamos felizes em contribuir com a educação brasileira. O Reino Unido é referência mundial na área, com 4 entre as 10 melhores universidades do mundo, por exemplo”, afirmou.

Para dar início às atividades do comitê, o superintendente da Secretaria Municipal de Educação, professor Oseias Santos de Oliveira, apresentou a situação da educação no município: são 140 mil alunos, 18 mil servidores – dentre os quais 12 mil professores –, e 416 equipamentos. “Curitiba é um dos maiores polos da educação brasileira. Cuidamos de um sistema complexo, em que precisamos considerar as necessidades de todos, desde as famílias, passando pelos servidores, até a infraestrutura”, explicou.

O professor explicou o funcionamento de projetos nos quais já é possível firmar parcerias, como, por exemplo, o Veredas Formativas, em que é possível candidatar-se para dar cursos aos servidores da educação municipal. Também explicou que a Secretaria pode estabelecer termos de cooperação técnica com instituições de ensino e ainda contratar outras instituições para atender crianças de 0 a 3 anos – faixa etária na qual existe uma demanda não atendida.

Os presentes no evento de lançamento do comitê puderam fazer perguntas sobre o funcionamento da educação municipal e dar sugestões de ações que podem ser realizadas em parceria com a Britcham, como o intercâmbio de professores para que aprendam inglês no Reino Unido.

Sobre a Britcham

Associação nacional sem fins lucrativos, cujo objetivo é incrementar as relações de negócios entre Brasil e Reino Unido, promover debates sobre o ambiente de negócios e atuar no desenvolvimento de oportunidades de negócios para as comunidades empresariais britânica e brasileira. Com mais de cem anos de atuação no Brasil, a Britcham é a única câmara de comércio no país reconhecida pelos governos brasileiro e britânico, com escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Paraná.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor entre com seu nome aqui