Início Cidade e Região Escolas estaduais: dispensa será opcional em dias de jogos da Copa

Escolas estaduais: dispensa será opcional em dias de jogos da Copa

146
0
COMPARTILHAR

Seguindo resolução da Casa Civil, as escolas estaduais do Paraná poderão ou não dispensar os alunos nos dias de jogos da Seleção Brasileira de Futebol na Copa do Mundo. De acordo com a Resolução 298/18, é facultativo a todas as repartições públicas estaduais que, nos dias em que os jogos da Seleção se realizarem pela manhã, o expediente terá início a partir das 14h00 (horário de Brasília); e nos dias em que os jogos se realizarem à tarde, o expediente se encerrará às 13h00 (horário de Brasília).

Como a orientação é de caráter opcional, caberá às escolas definirem se dispensarão ou não seus alunos. “Há escolas que vêm trabalhando a temática da Copa de forma multidisciplinar e podem optar por não dispensar os alunos”, diz a secretária Lucia Cortez.

As escolas que optarem pela dispensa deverão fazê-lo somente no período em que o jogo acontecer. Nos dias de jogos da Seleção pela manhã, não haverá aulas somente pela manhã, e aula normal nos períodos da tarde e da noite. Para os jogos que acontecem no turno da tarde, as aulas ficam restritas aos turnos da manhã e da noite.

A determinação é que as escolas que dispensarem os estudantes devem repor as horas, para não haver prejuízo pedagógico aos alunos. As escolas notificarão os pais quanto ao funcionamento nos dias de jogos e em caso de dúvidas, os pais devem procurar a direção da escola.

Expediente em órgãos públicos

O Governo do Paraná estabeleceu horários de expediente para os órgãos e entidades da administração pública estadual nos dias de jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo. O texto segue a decisão do Governo Federal, publicada no Diário Oficial da União no dia 4 deste mês.

Assinada pelo Chefe da Casa Civil, Dilceu Sperafico, a resolução determina que nos dias em que os jogos da seleção brasileira ocorrerem pela manhã, o expediente terá início às 14h00. Já quando os jogos se realizarem à tarde, o expediente será encerrado às 13h00. As horas não trabalhadas terão de ser compensadas até o dia 31 de outubro de 2018.

O texto informa, ainda, que “caberá aos dirigentes dos órgãos e entidades, nas respectivas áreas de competência, assegurar que os agentes públicos observem os turnos de funcionamento dos órgãos e entidades, bem como a integral preservação e funcionamento dos serviços considerados essenciais”.
A primeira disputa do Brasil será no próximo domingo, dia 17, contra a Suíça. Os jogos seguintes da primeira fase serão contra a Costa Rica, no dia 22 (sexta-feira), às 9 horas, e contra a Sérvia, no dia 27 (quarta-feira), às 15 horas.

(Com informações da ANP – Foto: ANP/Hedeson Alves/Arquivo)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor entre com seu nome aqui