Início Cidade e Região Expo Japão 2018 recebeu 25 mil pessoas

Expo Japão 2018 recebeu 25 mil pessoas

315
0
COMPARTILHAR

Foram quatro dias de muita festa. A Expo Japão 2018 encerrou mais uma edição de um dos maiores e mais tradicionais eventos do calendário de Londrina. Realizado do dia 07 ao dia 10, trouxe para a ACEL um público de 25 mil pessoas. A tônica deste ano foi os 110 anos da Imigração Japonesa no Brasil (1908-2018) com muita comida, apresentações artísticas, venda de produtos, exposição produtos agrícola, debates técnicos e muito mais.

“Mesmo com todas as dificuldades que enfrentamos, com o adiamento da festa em uma semana, prevista para ocorrer de 30 de maio a 3 de junho, foi um grande evento. Foi uma decisão difícil, mas o apoio e suporte de toda a diretoria da ACEL foram extraordinários. Foi a melhor decisão tomada, pois sempre que pensamos com o coração, no coletivo, o resultado é recompensador. O evento foi sucesso de público e, principalmente, do exercício do trabalho voluntário, da resiliência e do respeito ao próximo”, avalia o coordenador da Expo Japão, Luciano Matsumoto.

Matsumoto ressaltou a confiança de mais de 30 empresas que patrocinaram o evento, além de dez instituições como o Consulado Geral do Japão, Ministério da Cultura, Iapar, Emater, entre outras.

Promovida pela Associação Cultural e Esportiva de Londrina (ACEL), a Expo Japão contou com atrações tradicionais e contemporâneas, como a Cerimônia do Chá, Taikôs (tambores japoneses), Bon-Odori (dança tradicional), Ikebana (arranjos florais), Bonsais (árvores em miniatura), Artes Marciais, Matsuri Dance, Cosplay, entre outros.

Japão que inspira

Neste ano, a Expo Japão promoveu dois concursos de redação em parceria com a rede municipal de ensino com o tema: “Japão que inspira”. Foram produzidos 4.200 textos e as dez melhores redações foram premiadas. Na rede privada, a proposta junto às escolas Escola Megumi e a Escola Modelo da Aliança Cultural Brasil Japão do Paraná, foi produzir um texto na língua japonesa com o tema: Os 110 Anos da Imigração Japonesa no Brasil.

Bom público

Na área comercial, o bom público durante os quatro dias de festa animou os expositores. Ricardo Camargo, da loja Divano Semijoias, disse que a festa foi boa: ‘‘O público está maior que nos outros anos e acreditamos que mantivemos nossas vendas em relação ao ano passado.’’

A vendedora Sonia Kotamo, da loja Liberdade Shop, especializada em doces e salgados industrializados típicos do Japão, conta que está participando da Expo Japão pela primeira vez e aprovou a experiência. “A experiência foi boa. Como é nossa primeira vez, estamos testando produtos para ver o que o público mais aprecia. Achamos que as vendas foram boas e queremos voltar no próximo ano.’’

A Expo Japão 2018 é promovida pela ACEL e uma realização do Ministério da Cultura. Conta com o apoio institucional do Consulado Geral do Japão em Curitiba, Governo do Paraná, Prefeitura Municipal de Londrina, Iapar, Aliança Cultural Brasil-Japão do Paraná, Londrina Convention Bureau e Emater.13

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor entre com seu nome aqui