Início Cidade e Região Londrina terá “Dia Mundial sem Carro”

Londrina terá “Dia Mundial sem Carro”

3806
0
COMPARTILHAR

A Prefeitura de Londrina, por meio da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), realiza em setembro o Dia Mundial sem Carro. Celebradas internacionalmente no dia 22, em Londrina as festividades alusivas à data vão ocorrer no dia 21, um sábado, para envolver o comércio de rua. A proposta do evento é ocupar pelo segundo ano consecutivo a avenida Higienópolis, entre a rua Sergipe e a avenida Juscelino Kubitschek, com prestação de serviços, esporte, recreação, apresentações culturais, saúde, bem-estar e muito mais. Tudo gratuito, para pessoas de todas as idades.

Para incentivar o público a deixar o carro na garagem, a via estará interditada para o acesso de veículos das 7h às 20h e os ônibus do transporte coletivo farão trajetos alternativos para trafegar pela região. Com exceção do cruzamento com a rua Piauí, onde será montado o palco musical do evento, as demais interseções permanecerão liberadas. Dessa forma, os motoristas que ainda assim precisarem passar pela área poderão circular de um lado a outro da avenida conforme o funcionamento dos semáforos. Ao longo de todo o trecho bloqueado, agentes da CMTU farão a orientação do trânsito.

Histórico- Criada na França, em 1997, a data tem como objetivo suscitar reflexões sobre os problemas decorrentes do uso excessivo dos automóveis. Ao propor maneiras saudáveis e ambientalmente sustentáveis de locomoção nos centros urbanos, sobretudo pela utilização das bicicletas e do transporte público, atualmente o Dia Mundial sem Carro é comemorado em diversas cidades ao redor do mundo. Em Londrina, o evento começou a ser celebrado em 2011 e, após hiato de alguns anos, vem ocorrendo desde 2015.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor entre com seu nome aqui