Início Cidade e Região Avenida Tiradentes recebe novos semáforos com botoeiras

Avenida Tiradentes recebe novos semáforos com botoeiras

1875
0
COMPARTILHAR

A Prefeitura de Londrina coloca em funcionamento nesta terça-feira (27) os novos semáforos da avenida Tiradentes, na região oeste da cidade. Antes do início da operação foram realizados os trabalhos de sinalização vertical e horizontal da via. Localizados entre as avenidas Universo e Arthur Thomas, os dispositivos são exclusivos para pedestres e visam trazer mais segurança na hora da travessia.

Foto: CMTU

A implantação ocorre por meio da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), que atendeu a projeto do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPPUL) para o local. Desde que as varas do Fórum Criminal foram transferidas provisoriamente para a via, na altura do número 1.575, o número de pessoas que circulam pela região aumentou consideravelmente.

Diferente dos semáforos comuns, que paralisam o fluxo mesmo quando não há veículos ou pedestres aguardando passagem, os novos dispositivos operam de maneira inteligente por meio de botoeiras. Isto é, a parada só acontece pelo acionamento de botões no bordo da pista, de modo a garantir a fluidez do trânsito e evitar que ele seja interrompido sem necessidade.

Foto: CMTU

No caso da Tiradentes, há ainda uma particularidade: para fazer a travessia completa da via, o pedestre precisa acionar a botoeira, aguardar a conclusão do ciclo dos sinaleiros e só então iniciar a passagem. Depois, é preciso seguir pela passarela construída no canteiro central, pressionar novamente os botões, esperar os veículos pararem e enfim finalizar a travessia. A edificação de cerca de 50 metros de calçada no canteiro visa atender os usuários do transporte coletivo, que utilizam ponto de embarque e desembarque nas proximidades.

(Com informações da assessoria de imprensa/CMTU)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor entre com seu nome aqui