Início Cultura Sesi promove a Semana de Artes Cênicas

Sesi promove a Semana de Artes Cênicas

2283
0
COMPARTILHAR

O Sesi Cultura em Londrina promove dias 4 e 6 de setembro a Semana de Artes Cênicas, trazendo espetáculos teatrais para estimular o público a apreciar a arte teatral. A ação, além de trazer novidades ao espectador do mercado nacional e local, também estimula as companhias de teatro a participar deste momento para mostrar seu trabalho e linhas de pesquisa.

Quatro exilados de uma sociedade são os personagens desse espetáculo. Aprisionados, se divertem matando o tempo ao tentarem reproduzir o mundo lá fora, mesmo sob a ameaça de nunca mais verem o Sol. A luz se nega a surgir no horizonte. Nesse ambiente, as crônicas ganham vida. O espetáculo inaugura a Semana de Artes Cênicas, que acontece no Centro Cultural Sesi/AML.

A narrativa mergulha os atores em um jogo teatral, construindo dialeticamente uma fábula contemporânea. É um trabalho que surge a partir do projeto “Matéi Visniec”, um processo de pesquisa na obra do dramaturgo franco-romeno com a Multifoco Companhia de Teatro. “Crônicas para uma cidade ou um amanhecer abortado” (foto) é um jogo de atores, um espaço nu potencializando as relações, criando imagens líricas pelas palavras e pelos recursos manipulados pelo elenco.

Data: 4 de setembro – Horário: 19h

Duração: 70 min – Classificação: 12 anos

Valor: gratuito (retirar ingresso com 30 min de antecedência) – 1kg de alimento ou pacote de fralda geriátrica. Essas fraldas serão entregues para o Lar das Vovozinhas, que receberão também um concerto da Orquestra Acadêmica Bravi.

Local: Centro Cultural Sesi/AML
Endereço: Rua Maestro Egídio Camargo do Amaral, 130 – Centro
Observação: espaço sujeito a lotação

Oficina Mímesis Corpórea

A Semana de Artes Cênicas também irá promover uma oficina ministrada pela atriz e pesquisadora Raquel Scotti Hirson, no dia 4 de setembro, para os alunos do Dramatika. A Mímesis Corpórea é uma metodologia de criação de ações físicas e vocais – desenvolvida pelo LUME Teatro – que busca a poetização e teatralização dos encontros afetivos entre um atuador-observador e corpos/matérias/imagens.

O pressuposto da Mímesis Corpórea é que esse encontro potencialize a transformação e recriação do corpo singular daquele que atua-observa. O curso busca introduzir o atuador no universo dessa observação artística e poética, por meio de trabalhos que o instrumentalizem no “como” e “o que” observar e, posteriormente, na codificação do material, transformando-o em seu repertório expressivo e poético de trabalho.

“Quando os textos são subtextos” é um encontro-demonstração para compartilhar alguns segredos. A atriz do grupo Lume, Raquel Scotti Hirson, mostra como criou duas das cenas de seu solo “Alphonsus” (2013), combinando memória e mímesis corpórea.

As memórias são de gerações que a conectam ao seu bisavô, o poeta simbolista mineiro Alphonsus de Guimaraens, morto 50 anos antes do nascimento da bisneta que, no desejo de atuar suas poesias, ramificou a mímesis corpórea, chamando-a mímesis da palavra. As palavras se transformam em movimento, os textos adquirem forma e podem ser dançados em microssensações.

Data: 06 de setembro
Horário: 19h30 – Duração: 60 min

Classificação: 14 anos

Valor: gratuito (retirar ingresso com 30 min de antecedência) – 1kg de alimento ou pacote de fralda geriátrica. Essas fraldas serão entregues para o Lar das Vovozinhas, que receberão também um concerto da Orquestra Acadêmica Bravi.

Local: Centro Cultural Sesi/AML
Endereço: Rua Maestro Egídio Camargo do Amaral, 130 – Centro
Observação: espaço sujeito a lotação

Mais informações:

www.sesipr.org.br/cultura

www.facebook.com/sesiculturapr

SESI CULTURA – Foi em 2008 que a Regional Paraná do Serviço Social da Indústria inaugurou uma área especificamente dedicada ao desenvolvimento de ações culturais ancoradas nas diretrizes previstas na Declaração Universal dos Direitos do Homem, como a diversidade, a pluralidade e a autonomia. Desde então, o Sesi Cultura Paraná tem promovido o acesso à cultura com foco em programas de formação artística e cultural, investindo em processos criativos, formação de plateia para todas as linguagens e na formação e desenvolvimento cultural com vocação local. O Circuito Cultural Sesi, o Festival Sesi Música, os Núcleos Criativos do Sesi, o Zoom Cultural, os Programas Sesi Música, Sesi Arte, Sesi Audiovisual e Sesi Artes Cênicas são exemplos de programas desenvolvidos pela Gestão Cultural do Sesi. De 2008 até 2017, mais de um milhão de espectadores tiveram acesso à cultura por meio de cerca de 8,4 mil ações culturais realizados pelo Sesi Paraná. Todas essas ações sempre tiveram como objetivo o acesso ao bem cultural para o trabalhador da indústria, seus dependentes e para a comunidade de um forma geral, além da difusão da arte em todas as suas manifestações, valorizando a diversidade e a pluralidade do povo brasileiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor entre com seu nome aqui