Início Cidade e Região Dengue: Saúde leva ação educativa a escolas em Londrina

Dengue: Saúde leva ação educativa a escolas em Londrina

2444
0
COMPARTILHAR

A prevenção ao mosquito Aedes aegypti é a única forma de combate às doenças dengue, zika, chikungunya e febre amarela. Por isso, é fundamental educar a população, inclusive os jovens e crianças, para que contribuam na luta contra o mosquito e, mais do que isso, sejam multiplicadores das informações na comunidade. Pensando nisso a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) tem realizado uma série de ações de sensibilização na cidade.

Uma delas aconteceu na manhã desta quarta-feira (11) em um colégio particular localizado na Rua Ivaí, 317, Vila Nova. Participaram cerca de 25 alunos de 6 a 10 anos de idade. No local eles receberam diversas informações, entre elas sobre o descarte correto de lixos e outros recipientes, para que eles não sirvam de criadouros do Aedes, além de contribuir com a preservação do meio ambiente.

A educadora em Endemia da SMS, Lucimara Vasconcelos, contou que os alunos aprendem de forma lúdica, pois é levado o larvário, que contém as diversas fases do Aedes, passando do ovo, larva, pupa ao mosquito adulto, além da maquete do quintal certo e errado, no que diz respeito à prevenção da proliferação do mosquito. “Levaremos ainda alguns materiais lúdicos, que simbolizam os possíveis criadouros, para que os alunos tenham maior conhecimento dos objetos que podem acumular água e, consequentemente, se tornarem criadouros do mosquito transmissor da dengue”, disse.

Lucimara destacou que é fundamental promover ações com jovens e crianças, porque eles são multiplicadores das informações para os familiares, vizinhos e comunidade. “Com isso nós reforçamos o conteúdo que os professores ministram em sala de aula e eles podem vivenciar esta realidade na prática”, afirmou.

Interessados em levar as ações para seus locais de atuação podem entrar em contato por meio do 0800-400-1893, agendando das 13 às 14 horas, ou pelo e-mail educaendemias@saude.londrina.pr.gov.br. O Disque Dengue também recebe denúncias de possíveis focos do mosquito. (Fonte: Prefeitura/Ncom)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor entre com seu nome aqui