Início Cidade e Região UEL é 5ª do País e uma das 70 melhores da América...

UEL é 5ª do País e uma das 70 melhores da América Latina

340
0
COMPARTILHAR

A UEL se consolida como a melhor universidade estadual do Paraná e a 5ª estadual do país, segundo World University Rankings – 2018-2019, da consultoria britânica Times Higher Education (THE), divulgado na quarta-feira (11). No país, a Universidade ocupa a 37ª posição entre as instituições brasileiras e a posição 1.001+ na classificação das melhores universidades do mundo. Os dados do ranking podem ser acessados no endereço THE.

O THE aponta aumento da pontuação relacionada às citações de artigos produzidos pela UEL, avaliando mais de 23 mil periódicos acadêmicos indexados pelo banco de dados Scopus da Elsevier e todas as publicações indexadas entre 2014 e 2018. E também destaque no incremento das ações com perspectiva internacional.

No critério ensino, a UEL também teve aumento de pontuação, atingindo a 22ª colocação no país. “Nós reconhecemos que uma das fortalezas da UEL é o ensino e constantemente nos dedicamos ao aprimoramento da formação profissional. Os conceitos obtidos são resultados da implementação de ações que contam com o esforço e empenho coletivo de professores, servidores, estudantes e de todas as pró-reitorias”. Além disso, a diretora destaca a criação de novos cursos, autoavaliação dos cursos, reformulação curricular e políticas de permanência, entre as ações que propiciaram o aumento das notas.

Por outro lado, ela aponta que há uma dificuldade em manter o nível da pesquisa com a diminuição do financiamento pelos órgãos responsáveis. “A pesquisa é um dos principais critérios avaliados no ranking e além da geração de conhecimento e tecnologia também contribui para o ensino, pois desenvolve a formação crítica dos estudantes”, afirma. Segundo Elisa, a instituição tem adotado estratégias para valorizar e fortalecer a pesquisa, como parcerias com universidades, intercâmbio e internacionalização, mas depende diretamente da manutenção ou ampliação e investimentos.

Ranking – Nesta edição, o ranking avaliou 1.396 universidades em 92 países, sendo 46 brasileiras. A USP é a primeira da lista, ocupando posição entre 251 e 300. A segunda brasileira é a Unicamp, que ocupa um lugar entre as 501 e 600 melhores. A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) é a terceira brasileira em melhor colocação, ficando entre 601ª e a 800ª colocação. A melhor instituição de ensino superior do mundo é a Universidade de Oxford, na Inglaterra. (Fonte: Agência UEL)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor entre com seu nome aqui