Início Cidade e Região Distúrbios de comunicação: Foniatria é tema de debate em Londrina

Distúrbios de comunicação: Foniatria é tema de debate em Londrina

2528
0
COMPARTILHAR

Nesta sexta-feira e sábado, 13 e 14 de setembro, Londrina será ponto de encontro de profissionais de uma especialidade médica não muito conhecida, mas com um importante campo de atuação: a Foniatria, ligada à Otorrinolaringologia. O encontro será realizado no Centro de Eventos do Aurora Shopping.

Reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina e Associação Médica Brasileira, a  Foniatria trata de distúrbios dos sons, fonação, emissão de sons e  fala. O médico foniatra é o profissional capacitado para fazer o diagnóstico e tratamento destes distúrbios da comunicação, explica Allex Ogawa, otorrinolaringologista e professor da PUC Londrina.

O médico londrinense afirma que o foniatra deve sempre ser consultado quando o paciente – especialmente as crianças – tem dificuldade para falar, troca os fonemas (caso clássico do personagem “Cebolinha” que substitui o “r” pelo “l”), apresenta dificuldades na emissão dos sons ou mesmo mostra queda do desempenho escolar (transtorno de aprendizado).

O otorrinolaringologista que atua na área de Foniatria trabalha sempre em parceria com outros profissionais, como fonoaudiólogos, psicólogos e terapeutas ocupacionais. Entre as diversas situações clínicas que transitam no cotidiano do foniatra, estão os transtornos auditivos, incluindo-se as deficiências auditivas e de outros órgãos dos sentidos, assim como as dificuldades no processamento auditivo, transtornos de atenção e hiperatividade, transtornos do desenvolvimento (como o autismo) e até distúrbios respiratórios, locomotores, do sono e comportamentais.

O encontro médico no Centro de Eventos do Aurora Shopping, nesta sexta e sábado, terá a presença das especialistas Mariana Fávero (doutora em Otorrino na USP e com título em Foniatria) e Ana Paula Dualibi (doutora em Ciências Médicas e Biológicas da UNIFESP e também especialista em Foniatria). Participarão mais de 50 profissionais de Londrina, Maringá, Cornélio Procópio, Jacarezinho, Santo Antônio da Platina, Umuarama, Paranavaí e Cianorte.

Confira a programação completa:

Sexta – 13/09

19h00 às 20h00 – Introdução à Foniatria/A Avaliação Foniátrica – Dra. Ana Paula Dualibi

20h00 às 21h00 – As Bases Fisiológicas do Desenvolvimento da Linguagem – Dra. Mariana Favero

Sábado – 14/09

08h00  – Diagnósticos Diferenciais em Foniatria – Dra. Mariana Fávero

09h00 às 10h00 – Transtorno do Espectro do Autismo – O que Devemos Fazer  Dra. Ana Paula Dualibi

10h30 às 11h15 – O entendimento do Autismo está na genética: Dra. Mariana Fávero

11h15 às 12h00 – Discussão de Caso Clínico – Dra. Ana Paula Dualibi e Dra. Mariana Fávero

13h00 às 14h00 – O que é Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem? Dra. Ana Paula Dualibi

14h00 às 15h00 – Processamento Auditivo Central: quando pedir, como interpretar? Dra. Mariana Fávero

15h00 às 16h00 – Discussão de Caso Clínico – Dra. Ana Paula Dualibi e Dra. Mariana Fávero

 

Aurora ShoppingAvenida Ayrton Senna, 400 – Gleba Palhano. Horário de funcionamento – De segunda a sábado, das 10h às 22h. Aos domingos e feriados, lojas abertas das 14h às 20h e operações de alimentação e lazer, das 11h às 22h. Estacionamento grátis aos domingos para entrantes a partir das 14h. Nos outros dias e horários, R$ 6,00 por seis horas de permanência.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor entre com seu nome aqui