Início Cidade e Região Concertos Didáticos movimentam escolas de Londrina

Concertos Didáticos movimentam escolas de Londrina

2614
0
COMPARTILHAR

Deste mês até novembro deste ano, os alunos da Rede Municipal de Ensino de Londrina vão ter a oportunidade de assistir a concertos musicais gratuitos, no próprio colégio, e ainda interagir com os músicos e conhecer os instrumentos, graças ao Projeto Concertos Didáticos, criado pela Orquestra de Câmara Solistas de Londrina.

Os primeiros concertos serão na terça feira, dia 17 de setembro. Às 8h20 os alunos da Escola América Sabino participam do primeiro concerto. Em seguida, às 11h a apresentação será na Escola Arthur Thomas e às 14h, na Escola Melvin Jones. Na quarta-feira (18), o concerto didático será na Escola Municipal Senador Gaspar Veloso, a partir das 8h20.

Ao todo serão 12 concertos nas escolas e um concerto no Teatro Ouro Verde em outubro para professores, educadores, coordenadores de projetos educacionais e convidados. A Orquestra de Câmara Solistas de Londrina tem a direção artística e musical de Evgueni Ratchev. O projeto é coordenado por Irina Ratcheva e Maria Eduarda Gomes de Oliveira e conta com o patrocínio da Secretaria Municipal da Cultura, através do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC) e o apoio da Secretaria Municipal de Educação, Rádio Uel FM, Unimed Londrina e Folha de Londrina.

A meta é resgatar a sensibilidade, despertando e ampliando o gosto pela música e estimulando o jovem público a apreciar e entender a arte musical. Durante as apresentações, os alunos receberão informações sobre os instrumentos e com a ajuda dos músicos, vão descobrir como funciona um grupo de cordas, como reconhecer os variados timbres e a importância de cada instrumento no contexto de uma orquestra.

Neste projeto, os alunos terão contato com obras de Vivaldi, Mozart, Strauss, Guerra – Peixe, Rogério Krieger, Zequinha de Abreu e Andersen Vianna. Também está prevista a realização de uma pesquisa sobre o comportamento das crianças durante os concertos. Os resultados serão apresentados para a Secretaria de Educação.

Fundada por músicos profissionais, muitos deles vencedores de prêmios nacionais e internacionais, a Orquestra Solistas de Londrina  tem realizado inúmeras apresentações com grande retorno do público londrinense e conquistando um lugar privilegiado entre as orquestras brasileiras. Em sua trajetória, a orquestra tem trabalhado para realizar seus principais objetivos: executar música de qualidade, participar do movimento de descentralização do acesso à cultura e formar novos públicos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor entre com seu nome aqui