Início Cidade e Região “Agente Mirim” abre Semana de Trânsito em Londrina

“Agente Mirim” abre Semana de Trânsito em Londrina

2464
0
COMPARTILHAR

Como parte da programação da Semana Nacional de Trânsito – campanha que vai de 18 a 25 de setembro em todo o país e tem como objetivo promover novos hábitos no dia a dia das ruas -, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) inicia nesta quarta-feira (18), às 8h, na Escola Municipal Maria Carmelita Vilela Magalhães, no jardim Mazzei, mais uma etapa do programa “Agente de Trânsito Mirim”.

No decorrer da iniciativa, 48 crianças com idades entre 10 e 11 anos, de duas turmas do 5º ano do ensino fundamental, terão a oportunidade de aprender sobre normas de circulação, comportamentos considerados perigosos, significado das placas e marcas de sinalização, noções de cidadania, mobilidade urbana, entre outros tópicos.

Desenvolvida em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, a ação contempla aulas teóricas e práticas ministradas dentro e fora da escola. A primeira parte do programa prevê que os conteúdos sejam trabalhados pelos próprios professores, a partir de material fornecido pela CMTU. A segunda inclui palestras e vivências na rua conduzidas por servidores da companhia.

Ao final da experiência, os alunos – devidamente capacitados – receberão a carteirinha de fiscal de trânsito infantil e também talões de “multa moral”. O objetivo é que eles atuem como “agentes” e passem a cobrar dos familiares o cumprimento das normas de circulação.

Desde que foi lançado, em 2018, o programa já percorreu diversas escolas municipais em Londrina. Previstos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), os assuntos abordados aparecem como temas transversais no processo de aprendizagem.

Texto: Danylo Alvares / Assessoria CMTU

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor entre com seu nome aqui