Início Especias Aos 83 anos, o diploma de Filosofia: “Idade não limita as pessoas”

Aos 83 anos, o diploma de Filosofia: “Idade não limita as pessoas”

3589
0
COMPARTILHAR

O que limita as pessoas é a vontade, não a idade. A declaração é de Renê Naves que, aos 83 anos, está finalizando o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Bacharelado em Filosofia no Centro Universitário Internacional Uninter de Brasília. Ele conta que já convocou toda a sua família para a formatura em outubro. “É a realização de um sonho”, afirma.

A escolha pelo curso técnico quando era jovem se deu pelo aspecto prático, lembra. “Naquela época achei que não poderia optar por um curso como o de Filosofia, que me daria poucas oportunidades no mercado de trabalho. Era uma questão financeira, de sobrevivência. Mas o conhecimento sobre as religiões, as correntes de pensamento, a Filosofia já me encantava”, recorda-se.

Após uma carreira técnica de cinco décadas, em que atuou também como professor e monitor nas Forças Armadas, Renê Naves percebeu que poderia, finalmente, dedicar-se ao que realmente lhe instigava. “Estava aposentado e fui cursar Pedagogia, mas logo descobri o curso de Filosofia da Uninter e não tive dúvidas. Decidi que era possível realizar meu projeto da juventude, que havia ficado arquivado”.

Ele diz que ficou surpreso com a eficácia e qualidade do ensino a distância. “Dei muitas aulas em minha vida e não imaginava que um sistema como este poderia ser tão eficaz. Após a experiência na Uninter, digo sem receio que o EaD chega a ser mais exigente que o ensino presencial, porque requer comprometimento absoluto do aluno. “Os livros são excelentes, a plataforma digital também, a didática é ótima e os professores e instrutores que nos auxiliam durante todo o curso completam o processo de aprendizado de alto nível”, elogia.

A coordenadora da Uninter em Brasília, Thaís Antunes de Lima de Souza, diz que a realização pessoal de alunos como Renê Naves, quando concluem o curso e concretizam os seus projetos de vida, é também motivo de imensa satisfação e orgulho para a equipe do centro de estudos.

“Chega a ser emocionante. Temos em nossos cursos pessoas de todas as idades, de 18 a até mais de 80 anos. Há também pessoas com necessidades especiais, que têm dificuldades para frequentar um curso presencial diariamente. Muitos se encorajam a estudar em razão do sistema EaD, que viabiliza esses projetos de vida e oferece a oportunidade do aprendizado em alto nível para um imenso universo de pessoas”, afirma.

Como vontade é o único pré-requisito para a concretização dos sonhos, como diz Renê Naves, ele já planeja o novo desafio na Uninter. Vai fazer pós-graduação em Metodologia de Ensino Superior, que pretende cursar simultaneamente com o idioma de inglês.

Sobre o Grupo Uninter

O Grupo Uninter é o maior centro universitário do país, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e a única instituição de ensino a distância do Brasil recredenciada com nota máxima pelo Ministério da Educação (MEC). Sediado em Curitiba (PR), já formou mais de 500 mil alunos e, hoje, tem mais de 250 mil alunos ativos nos mais de 400 cursos ofertados entre graduação, pós-graduação, mestrado e extensão, nas modalidades presencial, semipresencial e a distância. Com centenas de polos de apoio presencial, estrategicamente localizados em todo o território brasileiro, mantém cinco campi no coração de Curitiba. São 2 mil funcionários trabalhando todos os dias para transformar a educação brasileira em realidade. Para saber mais acesse uninter.com.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor entre com seu nome aqui