Início Cidade e Região Ciclovias em Londrina entram no centro do debate

Ciclovias em Londrina entram no centro do debate

3541
0
COMPARTILHAR

Técnicos do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL) estão discutindo uma questão essencial no planejamento de mobilidade urbana em Londrina. Nesta semana, eles debatem as ciclovias com o engenheiro civil e mestre em Engenharia de Produção André Jacobsen, especialista em Sistemas de Transportes, e consultor da LOGIT.

Durante a semana inteira, o especialista em planos de mobilidade urbana, projetos e transporte públicos, e engenharia de tráfego analisará os  trabalhos elaborados pelo IPPUL. Com isso, ele fará um levantamento sobre os modais de mobilidade urbana de Londrina e do transporte ativo, avaliará as iniciativas municipais e vai propor soluções para os problemas apresentados.

Entre os projetos que estão sendo analisados, está os elaborados pela equipe técnica do IPPUL de uma rede cicloviária interconectada para Londrina, contemplando 318,8 km de ciclovias e ciclofaixas.

O presidente do IPPUL, Roberto Alves Lima Junior, explicou que está sendo feito um planejamento de todos os modais utilizados na cidade, com o intuito de melhorar a mobilidade de todos. Isso porque o Plano de Mobilidade tem em seu escopo a análise de todos os meios de transporte, sejam eles motorizados ou não, públicos ou particulares, com a preocupação para os próximos 20 anos.

“Ao longo dos anos, investiu-se muito em ciclovias para lazer, porém há um grande número de pessoas que faz o deslocamento de casa para o trabalho, sendo que algumas andam mais de 20 quadras. A prioridade do IPPUL é focar nas ciclovias destinadas ao deslocamento para o trabalho, para melhorarmos a qualidade de vida dessas pessoas”, explicou Lima Junior.

Atualmente a cidade conta com aproximadamente 36 km de ciclovias existentes, além dos 6 km em fase de execução.   “Temos que analisar qual é a melhor localidade para a ciclovia estar posicionada e quem vai nos orientar sobre isso é o Plano de Mobilidade Urbana. A intenção é dar continuidade na implantação das ciclovias, prevendo a ligação entre as existentes e dando funcionalidade a elas”, finalizou o presidente.

O  IPPUL continua trabalhando com as ciclovias acopladas aos projetos de sinalização viária, que são colocadas junto aos projetos de prolongamento das vias e de duplicação das mesmas, como é o caso da Avenida Faria Lima, Aminthas de Barros, Avenida dos Pioneiros, Avenida Saul Elkind, assim como em novos loteamentos e bairros que têm vias colaterais e arteriais, pois a instalação das ciclovias nestas são obrigatórias, como na Avenida Das Laranjeiras, por exemplo.

Além disso, os empreendimentos que geram mudanças e grande impacto no trânsito devem implantar trechos da rede cicloviária como contrapartida ao Estudo de Impacto de Vizinha (EIV), como é o caso da Avenida Dez de Dezembro e da Avenida Europa. (Fonte: Prefeitura/Ncom)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor entre com seu nome aqui