Início Cultura Bar Valentino recebe espetáculo “As Bambas do Samba”

Bar Valentino recebe espetáculo “As Bambas do Samba”

2618
0
COMPARTILHAR

Um espetáculo musical com formato diferenciado, para ser ouvido com bastante atenção, enfatizando a participação das mulheres na história do samba, como organizadoras, compositoras e intérpretes. É o que promete ‘As Bambas do Samba”, que acontece dia 22 de julho no palco do Bar Valentino, em Londrina. O espetáculo é uma produção do projeto Estação Samba, idealizado e coordenado pela pesquisadora e produtora cultural londrinense Juliana Barbosa (foto).

O formato do espetáculo entremeia aos sambas histórias que esclarecem e emocionam pelo protagonismo feminino. O formato redesenha para o contemporâneo os programas de rádio realizados em auditório, que projetaram o samba em todo território nacional, tornando-o símbolo de brasilidade.

Juliana Barbosa comenta que “foi nos terreiros comandados pelas tias baianas que o samba nasceu. Foi na coletividade das rodas, nas parcerias criativas e nas comunidades das escolas de samba, com ativíssima participação feminina, que o samba se criou”. A pesquisadora conclui que não se pode imaginar a história do samba sem o poder organizador, criador, talentoso e inteligente das mulheres que são chamadas “bambas” justamente por essas qualidades. “No espetáculo vamos costurar essas histórias muito sutis e significativas, com sambas que as traduzem”, explica.

O repertório de As Bambas do Samba erá três blocos. No primeiro, estarão em destaque as compositoras. Nele vão ‘’desfilar” sambas de Dona Ivone Lara, Elza Soares, Leci Brandão e Teresa Cristina. O segundo bloco é para as mulheres que foram inspiração para os sambas, em composições de Noel Rosa, Wilson Batista e Nei Lopes. O terceiro bloco é dedicado às grandes intérpretes, com sambas que se tornaram inesquecíveis nas vozes de Clementina de Jesus, Jovelina Pérola Negra, Alcione e Beth Carvalho.

A concepção, roteiro, texto e apresentação do espetáculo são de Juliana Barbosa, conhecida no meio cultural como “doutora em samba” por ter mestrado, doutorado e pós-doutorado pesquisando o gênero musical como cultura. Ela é autora do livro “Nelson Sargento e as redes criativas do samba”. Por oito anos, entre 2008 e 2016, apresentou o programa “Estação Samba”, na rádio UEL FM.

No espetáculo, a cantora Bethânia Paranzini é a convidada especial como intérprete. Bethânia, que também toca cavaquinho, será acompanhada por instrumentistas londrinenses de destacada versatilidade com instrumentos incorporados ao samba: Samuca Muniz, no violão sete cordas; André Siqueira, na flauta e bandolim; Carlos Pereira, no pandeiro, Sal Vinícius, no surdo e no baixo Gabriel Zara. Os arranjos e direção musical são de André Siqueira, reconhecido instrumentista, estudioso e professor de música da UEL, também pesquisador da música popular brasileira.

No dia 22/07 o espaço de shows do Bar Valentino abre para o público às 19h. Até o início do espetáculo, pontualmente às 20h, haverá uma discotecagem onde a seleção foi feita por Juliana Barbosa, com sambas que falam do universo feminino, como “As Rosas não Falam”, que Cartola fez em homenagem à Dona Zica; “Maria da Penha”, tema da luta contra a violência à mulher; “Senhora da Canção”, de Nei Lopes e Cláudio Jorge, em homenagem à Dona Ivone Lara, entre outras. Depois do espetáculo, a discotecagem especial continua, com sambas que ficaram eternizados nas vozes das grandes intérpretes, como Eliana Pittman, uma das primeiras mulheres a gravar um samba-enredo e Elizeth Cardoso, a “Divina” do samba, entre muitas outras.

Em 2018, Estação Samba realiza outros dois espetáculos no palco do Valentino, também com formato de programa de auditório: Lugares do samba, em 16/09, vai lembrar os botequins, os bairros, os morros e os festejos que são as fontes do samba. Raízes do samba, em 11/11, mostrando como aconteceu o samba: sua matriz afro-originada, sua forma de falar da vida popular e sua ligação com o carnaval e as escolas de samba.

SERVIÇO:

Para assistir ao espetáculo, o público pode adquirir mesas com quatro lugares ou convites individuais.

Mesas e convites estão sendo vendidos através do (43) 9 9620 5211. Os convites individuais também podem ser comprados nos pontos de venda:

  • Loja Emma – (43) 3344-5435 – Av. Jk, 2099
  • Escola Canto da Lira – (43) 3024-1739 – R. Prof. Samuel Moura, 507
  • Empório Bem Natural – (43) 3344-8024 – Mercadão da Prochet (Box 24) – Av. Harry Prochet, 305

Nas compras por telefone, o pagamento pode ser feito em dinheiro ou depósito (Itaú – Ag. 4113 C/C 12900-3). O custo da entrega em domicílio é de R$ 8,00 em Londrina (serviço à parte, terceirizado).

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor entre com seu nome aqui