Início Cidade e Região Cruzamentos ganham painéis de LED com alertas

Cruzamentos ganham painéis de LED com alertas

1336
0
COMPARTILHAR

Londrina ganha nesta quarta-feira (16) uma nova modalidade de sinalização viária. São painéis digitais instalados sobre faixas de pedestres em avenidas de grande movimentação, exibindo  mensagens eletrônicas com luzes de LED. Os equipamentos – de 1,20 metros de comprimento – têm como objetivo trazer mais segurança durante a travessia e auxiliar na orientação dos condutores. O local escolhido para receber a novidade em primeira mão é a avenida Inglaterra, na região sul, na altura da praça Maria Thereza Vieira, onde ocorre a Feira da Lua.

Além de reunir grande número de pessoas para o evento gastronômico realizado às quintas-feiras, a área atrai muitas crianças em busca de diversão. Em agosto o espaço foi revitalizado pelo mutirão de serviços “Cuidando da Cidade” e ganhou parque infantil com tanque de areia.

Ao todo, num primeiro momento, 16 pontos contarão com os painéis, segundo a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU). Adquiridos por licitação, os dispositivos serão implantados em travessias não semaforizadas, acompanhados de refletores para aumentar a luminosidade sobre as faixas.

A iluminação especial será ativada a partir das 18h, enquanto os LEDs funcionarão 24 horas por dia. Acionados por botoeiras, os equipamentos exibirão mensagens indicando a presença de pedestres na pista. Nos demais momentos, mostrarão frases educativas.

Além de apresentar conteúdos previamente programados focados em conscientização para o trânsito, futuramente os painéis vão possibilitar a incorporação de alertas em tempo real. A ideia é que eles exibam mensagens dinâmicas, diretas e atualizadas sobre o tráfego, possibilitando, por exemplo, que o motorista mude de trajeto quando necessário.

Foto: CMTU

Para o diretor-presidente da CMTU, Marcelo Cortez, a novidade é mais um passo que o município dá em direção à modernização do sistema viário. “Em setembro, tivemos a substituição dos uniformes dos agentes de trânsito para adequação ao padrão nacional. Agora, vêm os painéis de LED. Somadas aos investimentos em asfalto, duplicações e alargamentos de vias, essas soluções tecnológicas contribuem para a mobilidade urbana e a segurança de pedestres, ciclistas e condutores”, avaliou. (Fonte: CMTU)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor entre com seu nome aqui