Início Cidade e Região Londrina é premiada por cuidados com saúde bucal

Londrina é premiada por cuidados com saúde bucal

2410
0
COMPARTILHAR

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, conquistou o segundo lugar na etapa estadual do Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal, edição 2019. A entrega da premiação irá ocorrer em Curitiba, nesta quinta-feira (17), durante solenidade promovida pelo Conselho Regional de Odontologia do Paraná (CRO-PR), em parceria da Secretaria da Saúde do Estado do Paraná, por meio da Divisão Estadual de Saúde Bucal. Na categoria em que Londrina foi inserida, Curitiba obteve a primeira colocação.

O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, reforçou a importância do prêmio concedido ao Município, pelas ações de gestão na odontologia. “É preciso destacar que, desde o início de sua administração, o prefeito tem implementado uma gestão inovadora e compartilhada. O reflexo disso acaba sendo a melhoria em todos os processos de gestão e, consequentemente, isso pode ser visto e notado ao ponto de recebermos um prêmio”, citou.

Machado afirmou que, por muito tempo, Londrina foi referência na saúde pública quanto à odontologia. “Infelizmente, nos últimos anos, nosso diferencial foi esquecido. E o prefeito Marcelo Belinati resgatou essa importância através de reestruturação das Unidades Básicas de Saúde, e em especial para a odontologia, com a compra e aquisição de novas cadeiras odontológicas, instalação de aparelhos de ar condicionado em todos os consultórios, um processo que já começou e todas as unidades irão receber. E as melhorias refletem de forma importante no atendimento de qualidade à população, que é nosso maior desafio. Parabenizo toda a equipe por esse merecido reconhecimento, que é o prêmio que iremos receber neste importante evento”, comentou.

Para o coordenador de Saúde Bucal do Município, Paulo Christino Neto, a participação inédita de Londrina nesta premiação foi uma forma de avaliar a gestão da saúde bucal. “De acordo com os critérios estabelecidos pelo Conselho Nacional, fomos classificados e esse reconhecimento é positivo. Foi uma oportunidade de avaliar o serviço prestado à comunidade e a nossa gestão de recursos humanos”, citou.

Neto destacou que a Secretaria Municipal de Saúde oferece o atendimento em Saúde Bucal na Atenção Básica, disponibilizando as equipes de odontologia em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Somente este ano, foram realizadas mais de 51 mil consultas odontológicas e outros 182 mil procedimentos. “Na Atenção Básica, temos em torno de 100 odontólogos, 32 técnicos e mais 135 auxiliares de Saúde Bucal. É uma grande equipe que atende os usuários em todos os ciclos de vida, com base nas normas do Ministério da Saúde”, detalhou.

Além dos atendimentos nas UBSs, a Saúde possui o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que conta com técnicos e auxiliares de Saúde Bucal, e dez cirurgiões dentistas. Este ano, o CEO já computou 3.009 atendimentos e 9.245 procedimentos efetuados. “São encaminhados ao CEO os pacientes que precisam das especialidades de endodontia, que é tratamento de canal, periodontia, das gengivas, próteses e cirurgias, remoção de dentes do siso e atendimento dos pacientes com necessidades especiais. Nossa atuação mantém a saúde bucal da população, atuando na prevenção e promoção, sempre visando condutas que evitem a necessidade de busca pelo serviço especializado. Porém, caso surja essa necessidade, este serviço também é ofertado”, destacou o coordenador.

O aumento nos dados referentes aos atendimentos odontológicos é resultado do Programa de Reestruturação da Saúde, em execução pela Prefeitura, e que inclui investimentos que possibilitam a contratação de profissionais, melhorias e reformas nas UBSs. “Tivemos várias clínicas odontológicas reformadas, melhorando as condições de atendimento e ergonomia. E, neste segundo semestre, foram disparados alguns processos para compra de outros equipamentos, como aparelhos fotopolimerizadores, amalgamadores e compressores, para utilização na área odontológica”, ressaltou Neto. (Fonte: NCom)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor entre com seu nome aqui