Início Cultura Mostra de Música de Câmara terá concertos em igrejas

Mostra de Música de Câmara terá concertos em igrejas

2616
0
COMPARTILHAR

Além das apresentações em teatros e escolas, a Mostra de Música de Câmara vai ampliar a sua participação na agenda cultural de Londrina promovendo, neste fim de semana, dois concertos em igrejas. O primeiro será sábado (28), às 20h, no Salão Paroquial do Distrito de São Luiz. O concerto da Orquestra de Câmara Solistas de Londrina será comentado e mostrará obras de Bach, Albinoni, Mozart e de compositores brasileiros. Essa é a primeira vez que a Mostra de Música de Câmara leva a sua programação aos moradores do distrito.

O outro concerto será no domingo (29), às 17h, na Primeira Igreja Batista de Londrina (Av. Paraná, nº 76). No programa, obras de Albinoni, Mozart, Krebs, Villa-Lobos e Guerra-Peixe. O solista convidado para a apresentação será o violonista, professor e arranjador musical Natanael Fonseca. Os dois concertos tem entrada gratuita e contam com a direção musical do violinista e maestro Evgueni Ratchev. O evento é patrocinado pelo PROMIC (Programa Municipal de Incentivo à Cultura).

A VII Mostra de Música de Câmara é organizada pela Artis Colégium Associação Cultural e tem o patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura, Cacique, BRDE, Unimed e John Deere. Conta também com o apoio da Rádio CBN, Rádio UEL FM e Livraria da Silvia. A coordenação geral é da pianista e produtora Irina Ratcheva. Com o tema “Do Erudito ao Popular”, a Mostra promove concertos desde 2011, com o objetivo de agregar conhecimento e valorização da cultura musical brasileira e universal.

Vinte anos

Criada em 1998, a Orquestra de Câmara Solistas de Londrina está comemorando 20 anos e para celebrar a data o grupo vai promover concertos em vários cantos da cidade como escolas, igrejas e teatros. Além disso, vai lançar um novo site e um CD com as principais obras brasileiras gravadas pela orquestra.

Em duas décadas foram inúmeras apresentações em festivais nacionais e internacionais, concertos memoráveis ao lado de artistas consagrados como Yamandu Costa, Daniel Guedes, Marco Antonio Almeida, Fábio Zanon, Alex Klein, Quarteto de violões Quartenaglia, José Staneck, Antonio Del Claro, João Carlos Martins, Jairo Chaves, Evgenia–Maria Popova, Tânia Camargo Guarnieri e Alessandro Borgomanero, Casio Cruz, Violista Jairo Chaves, Duo Henosis Natanael Fonseca.

A Orquestra “Solistas de Londrina” é vencedora de diversos prêmios, que culminou com o lançamento de seu quinto CD, “Retratos Brasileiros”, dedicado ao compositor Edino Krleger, reunindo obras para cordas. O CD foi selecionado entre os três finalistas da 24ª Edição do Prêmio de Música Brasileira. Desde a sua criação, já realizou aproximadamente 300 concertos, percorreu mais de 40 cidades do Estado do Paraná, além de realizar concertos nas principais capitais do Brasil. Fez também uma turnê internacional e participou de inúmeros festivais de música no Brasil.

Gravou cinco CDs com obras de compositores brasileiros e recebeu o Prêmio Tim de Música, em 2003, na categoria Música Erudita. Foi finalista do maior Prêmio de Música no país, 24ª Edição do Prêmio de Música Brasileira, em 2013; conquistou o Prêmio Saul Trumpet, do Prêmio Talento Paraná; e diversos prêmios da Funarte, Governo do Estado do Paraná, SESI e Ministério da Cultura.

VII Mostra de Música de Câmara

Concerto com a Orquestra “Solistas de Londrina”

Quando: sábado – Distrito de São Luiz – 20h

              domingo – Primeira Igreja Batista – 17h

Ingressos: entrada gratuita

Natanael Fonseca

Natural da Bahia, Natanael Fonseca iniciou os estudos de violão como autodidata tornando-se posteriormente técnico em violão clássico pelo Conservatório de Música Estadual de Sergipe, onde deu aulas, recitais, e participou do 1º seminário de violão de Aracaju como professor e concertista.

É músico da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina desde 1991. Já se apresentou em tournée pelas principais cidades brasileiras com cameratas e orquestras sinfônicas, bem como acompanhou grandes instrumentistas brasileiros em festivais de músicas e apresentações diversas.

É Licenciado em Música e Pós-graduado em Performance Musical pela Universidade Estadual de Londrina, onde também atuou como professor.

Participa dos grupos Orquestra de Câmara Solistas de Londrina e duo de viola e violão “Jacarandá”, com os quais realizou recitais em várias cidades, notadamente no Festival Internacional de Música de Belém do Pará.

Já se apresentou como solista nos concertos para violão e orquestra dos compositores Mário Castelnuovo Tedesco, Villa-Lobos, e Anton Garcia Abril frente à orquestra da UEL, e concerto em Ré maior de A. Vivaldi com outros grupos de câmara.

Desenvolve intenso trabalho em Londrina como professor de música, instrumentista, e arranjador musical.

(Com informações da assessoria de imprensa – Foto Saulo Ohara/Divulgação)

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor entre com seu nome aqui