Início Cidade e Região Londrina promove ações sobre amamentação no “Agosto Dourado”

Londrina promove ações sobre amamentação no “Agosto Dourado”

1632
0
COMPARTILHAR

Para conscientizar as famílias, as gestantes e as puérperas sobre a importância da amamentação, tanto para a saúde da mãe quanto para a do bebê, a Secretaria Municipal de Saúde deu início, nesta quarta-feira (1º), à Semana Mundial do Aleitamento Materno. A solenidade foi realizada na sede da Maternidade Municipal Lucilla Ballalai.

O objetivo da semana é discutir o assunto com a sociedade e levá-lo ao conhecimento do maior número de pessoas. Isso porque, o leite materno é considerado o alimento base para a vida e desenvolvimento das crianças, contendo proteínas, carboidratos, vitaminas, oligoelementos, zinco, ferro, cálcio, fósforo, magnésio, potássio e fluor, lipídeos, minerais, lactose ácidos graxos e enzimas.

Para o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, é primordial que o Município desenvolva essas ações, pois o ato de amamentar necessita de amparo. “Precisa-se de um contexto familiar favorável para que a mãe possa desenvolver essa atitude de amamentar, que é fundamental para o crescimento e desenvolvimento das crianças, por isso investimos pesado na Semana Mundial de Aleitamento”, contou.

O leite materno ajuda a prevenir doenças nos pequenos e também quando alcançam a vida adulta. “O aleitamento materno atravessa séculos e resiste a todo modismo, e nós, profissionais da saúde, precisamos reforçar a importância dele. O leite materno vem com todos os ingredientes e nutrientes necessários para o crescimento da criança e para o desenvolvimento da imunidade contra as doenças. É um alimento completo”, ressaltou a coordenadora de enfermagem da Maternidade Municipal de Londrina, Zandira Batista.

A coordenadora pelo Banco de Leite Humano do Hospital Universitário de Londrina e integrante do Comitê Municipal de Aleitamento Materno (Calma), Márcia Benevenuto de Oliveira, também lembrou que pesquisas científicas recentes têm constatado que os adultos que receberam leite materno quando crianças apresentam índices menores de algumas patologias.

Márcia lembrou que a ação é um esforço de todos, para tentar diminuir os índices de mortalidade infantil que estão aumentando no Brasil. “Quanto mais as mulheres amamentarem, mais saúde as crianças terão e, não somente agora, mas no futuro também. O adulto que foi amamentado tem uma saúde melhor do que aquele que não foi amamentado. Há pesquisas contundentes sobre isso, que mostram a redução de diabetes e de doenças cardiovasculares”, explicou a coordenadora.

Ações – Para que a informação chegue até a população, o secretário municipal de Saúde elencou as ações que serão desenvolvidas durante esta semana e nas próximas, visto que este mês é conhecido como Agosto Dourado, o mês do  Aleitamento Materno. Entre as atividades que serão desenvolvidas estão o trabalho em campo com as gestantes e mães que fazem os exames de rotina nas Unidades Básicas de Saúde, tanto da zona urbana quanto rural; o lançamento da Cartilha Serviço de Apoio ao Aleitamento, da Maternidade Municipal de Londrina; a exibição de vídeos que mostram o passo a passo do atendimento realizado na rede municipal de saúde, em especial, na Maternidade, e temas correlatos à semana mundial, como a história e os trabalhos do Banco de Leite do HU; o incentivo à produção de vídeos caseiros feitos pelas mulheres que estão amamentando sobre sua experiência, dificuldades e opinião; e o incentivo da participação masculina durante os exames de pré-natal, no momento do parto e no pós-parto.

A Cartilha Serviço de Apoio ao Aleitamento já está disponível no site da Prefeitura de Londrina, e pode ser acessada pelo link https://goo.gl/vWnBDC. Ela apresenta informações úteis sobre o leite materno, a periodicidade do ato, a não restrição de horário

Vídeos – Durante a abertura da semana, os vídeos produzidos pelos profissionais de saúde e pelas mães foram mostrados. Além disso, eles serão disponibilizados nas redes sociais da Prefeitura de Londrina. Eles falam sobre o amamentar como ato de empoderamento feminino; explicam que as mães podem e devem amamentar seus filhos onde elas estiverem; contam as experiências das mulheres que, por vezes, tiveram dificuldades para iniciar o ato, mas que com acompanhamento conseguiram realizá-lo, apresenta a história contada pelas próprias mães e apresenta os serviços da rede municipal de saúde.

Incentivo à presença masculina – A Secretaria de Saúde também pretende estimular os homens a participarem mais das etapas que antecedem o parto, a sua realização e após o nascimento dos pequenos. Para isso, os profissionais estão abordando os companheiros das gestantes e mostrando a eles a importância da presença deles durante este processo natural. “É preciso falarmos cada vez mais sobre o tema e conscientizarmos o homem de sua importância no acompanhamento da mulher e a população como um todo”, frisou.

Apoio – As mulheres que tenham dificuldades ou dúvidas ao amamentar, podem procurar ajuda com os enfermeiros da rede municipal de saúde. A Maternidade Municipal Lucilla Ballalai oferece várias dicas e informações sobre questões do aleitamento. Aquelas que desejarem podem telefonar para (43) 3372-9853. O Serviço de Apoio ao Aleitamento Materno funciona 24 horas por dia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor entre com seu nome aqui