Início Cidade e Região Livro registra história de 10 advogados de Londrina

Livro registra história de 10 advogados de Londrina

2466
0
COMPARTILHAR
Oscar Nascimento é um dos personagens destacados o livro

Diante dos poucos registros históricos sobre o tema e da existência de advogados que construíram uma carreira reconhecidamente de sucesso em Londrina, o advogado Gabriel Bertin de Almeida decidiu dedicar parte de seu tempo livre para ouvir a história de dez ícones da advocacia londrinense. O trabalho resultou no livro “Conversa com Grandes Advogados”, que acaba de ser lançado na cidade.

“Temos, em Londrina, advogados brilhantes, com histórias inspiradoras que servem de exemplo de coragem, dedicação e sucesso profissional. Contá-las é perpetuar, para os jovens e para as gerações futuras, as raízes, em nossa cidade, de uma profissão tão relevante e essencial à Justiça”, relata o autor.

As entrevistas foram feitas ao longo de cerca de cinco anos, entre a rotina profissional de Bertin na advocacia e na universidade onde leciona. Os longos bate-papos se transformaram em entrevistas com os advogados Adyr Sebastião Ferreira, Júlio Cezar Nalim Salinet, Omar José Baddauy, Mauro Viotto, Oscar do Nascimento, Jorge Aidar, Rosangela Khater, Domingos José Perfetto, Wilson Sokolowski e João Tavares de Lima. A escolha dos nomes, informa Bertin, teve como parâmetro a relevância da atuação desses profissionais. “Selecionei apenas alguns dentro de um universo muito maior, pois temos grandes advogados que atuaram e atuam em Londrina”.

Nas entrevistas, os profissionais falam dos motivos pelos quais escolheram a profissão, dificuldades na carreira, diferenças entre o exercício da profissão antes e agora, vida pessoal, entre outros temas. Segundo Bertin, ao falarem de suas atuações profissionais, os entrevistados permeiam a história da OAB, da Universidade Estadual de Londrina, do Judiciário, da advocacia nos tempos da ditadura, entre outros episódios importantes para a construção da história da própria cidade.

Por ter suas atuações contextualizadas na história da cidade, o livro, que poderia ter, inicialmente, interesse para os profissionais da área jurídica como um todo e aos estudantes de direito, também é um leitura interessante para todo londrinense. “Ao falarem de suas carreiras, os entrevistados passaram por diversas histórias da cidade. As pessoas que vivem em Londrina há mais tempo vão reconhecer muitos dos personagens citados”, comenta Bertin.

Ele destaca que a leitura é também relevante para os estudantes de Direito. “Eles poderão perceber o desenrolar da carreira de diversos profissionais bem sucedidos. São 10 histórias diferentes entre elas, o que mostra que para seguir essa carreira não existe uma fórmula pré-determinada. Cada um dos entrevistados teve uma trajetória muito diferente uma da outra”, comenta. “Não é pouca coisa você poder ler, condensada em apenas algumas páginas, a história da vida de grandes profissionais da área em que você quer atuar. Acredito que esse tipo de informação é muito valiosa, sobretudo para quem é mais jovem. Para mim foi muito enriquecedor fazer este livro”, acrescentou. Em comum nas histórias de todos, como fio condutor, ressalta Bertin, está o amor pela advocacia.

(Com informações da assessoria de imprensa – Foto: Devanir Parra/CML)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor entre com seu nome aqui