Início Cidade e Região Aumenta 25% número de isentos no vestibular da UEL

Aumenta 25% número de isentos no vestibular da UEL

3156
0
COMPARTILHAR

O número de pessoas beneficiadas com isenção ou desconto na taxa de inscrição do Vestibular da UEL cresceu cerca de 25%, saltando de 1.254, em 2018, para 1.679 na edição de 2019. Os dados se referem a pessoas contempladas com isenção ou desconto por meio de análise do Serviço de Bem-Estar à Comunidade (SEBEC), pelo cadastro NIS/CadÚnico, do Governo Federal, apenados e servidores da Universidade.

O maior crescimento ocorreu na faixa atendida pelo cadastro NIS, que saltou de 491 para 840 isentos. As inscrições para o Vestibular terminam no próximo dia 5 de setembro, exclusivamente no endereço Vestibular2019. O valor da taxa de inscrição é de R$ 150,00.

Para o reitor da UEL, Sérgio de Carvalho, esta política de isenção ou desconto garante que segmentos mais necessitados possam participar do Vestibular tendo condições de acesso ao Ensino Superior Público. Ele chama a atenção para o fato de a Universidade oferecer o benefício mediante editais públicos divulgados com antecedência e critérios técnicos de análise sócio-econômica.

Já a responsável pela Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS) da UEL, professora Sandra de Oliveira Garcia, explica que com este benefício a Universidade cumpre sua função social, proporcionando acesso ao ensino a uma fatia que necessita de estímulo para participar do concurso.

A assistente social do Sebec, Ana Luiza Bernardes, explica que no Vestibular 2019 foi registrado aumento entre os estudantes que procuraram o edital do Sebec, direcionado a famílias com renda per capita de um salário mínimo e meio, que aumentaram de 1.057 inscritos para 1.765. Deste total, cerca de 550 entregaram efetivamente a documentação, resultando em 434 benefícios. O edital ofereceu isenção e descontos de 30% e de 50%. Para a assistente social, o aumento desta procura reflete os problemas econômicos do país.

Provas – As provas do Vestibular serão realizadas no dia 21 de outubro (1ª fase) e nos dias 2, 3 e 4 de dezembro (2ª fase). A Prova de Habilidades Específicas para o curso de Música será aplicada em 30 de setembro, das 8 às 11 horas, e das 14 às 18 horas. O resultado da Prova de Habilidades Específicas será divulgado na página da COPS até 4 de outubro.

São ofertadas 2.521 vagas em 53 cursos de graduação e outras 564 por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU), totalizando 3.085 vagas. A expectativa é manter o total de inscritos do concurso passado, que registrou 22.034 candidatos.

O Vestibular da UEL está entre os maiores do Paraná, considerando volume de inscritos e o total de vagas oferecidas. A Universidade comemorará, em 2018, 47 anos de atividades. Portanto, a UEL é uma das grandes Instituições de Ensino Superior do país. Nos primeiros seis meses deste ano a UEL foi apontada como referência em pelo menos quatro rankings internacionais que avaliam a qualidade acadêmica de instituições de ensino superior.

Resultado – O resultado do Vestibular 2019 será divulgado pela COPS em 18 de janeiro de 2019, ao meio dia, também no site. (Fonte: Agência UEL)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor entre com seu nome aqui