Início Cidade e Região Londrina integra maior festival mundial de divulgação científica

Londrina integra maior festival mundial de divulgação científica

1267
0
COMPARTILHAR

O Pint of Science Londrina 2021 será realizado de 17 a 19 de maio. Considerado o maior festival mundial de divulgação científica, o evento ocorre no mesmo período em mais de 400 cidades de 24 países. Em Londrina, o encontro tem o apoio da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UTFPR) e do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná-Iapar-Emater (IDR-Paraná).

Pesquisadores e comunidade vão debater temas atuais e relevantes ligados à ciência. Sem necessidade de inscrição prévia, o evento é gratuito, com transmissão a partir das 19 horas, pelo canal Ciência Pé Vermelho.

A ideia do Pint of Science é promover encontros presenciais, em bares e restaurantes, para divulgar estudos, projetos e pesquisas científicas desenvolvidos em institutos de pesquisa e instituições de ensino superior, de modo informal e descontraído, às pessoas que estão no local. Porém, devido à pandemia da Covid-19, ele será adaptado para o formato online, como na edição anterior.

PANDEMIA –O coordenador-geral do Pint of Science Londrina, Eduardo Inocente Jussiani, professor do Departamento de Física do Centro de Ciências Exatas da UEL, lembra que no ano passado a edição londrinense teve como tema a pandemia da Covid-19. Os vídeos foram assistidos por cerca de 1.100 pessoas.

“Ano passado, num primeiro momento, cancelamos o evento. No entanto, decidimos que o Pint deveria dar sua contribuição mesmo que o evento não pudesse ocorrer no seu formato original. Assim, montamos uma edição online porque, mais do que nunca, precisamos falar de ciência”, explica.

Para 2021, acrescenta Jussiani, o evento online será maior que a edição passada, com 12 temas e mais de 25 cientistas participantes. Ele explica que pesquisadores da UEL, Universidade Federal Tecnológica do Paraná e do IDR-Paraná estarão online para apresentar seus trabalhos e interagir com a comunidade. “Posso adiantar que os temas serão bem diversificados”, conta.

A programação completa do Pint of Science Londrina 2021 está em processo de finalização e será divulgada nas redes sociais do Ciência Pé Vermelho.

NOVIDADE –A novidade para esta edição londrinense do Pint of Sceince é a realização por intermédio do projeto Ciência Pé Vermelho, que além da divulgação de eventos científicos, também traz outras ações cujo tema é a ciência. Idealizador do projeto, Eduardo Jussiani explica que o objetivo é reunir conteúdo de universidades e institutos de pesquisa da cidade e disponibilizar no espaço.

“O projeto Ciência Pé Vermelho surgiu como possibilidade de alcançarmos o mesmo objetivo do Pint of Science durante o ano todo, trabalhando com públicos diferentes e com abordagens distintas. A ideia é, justamente, aproximar a comunidade dos cientistas londrinenses e de suas pesquisas. Esperamos, desta forma, ter várias outras ações de divulgação ao longo do ano. O projeto está de portas abertas para divulgar toda a ciência produzida em Londrina”, afirma o professor.

ORGANIZAÇÃO –O Pint of Science Londrina 2021 é uma realização do projeto Ciência Pé Vermelho, com apoio da UEL, da UTFPR-Londrina, do IDR-Paraná, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil) e Londrina Convention Bureau.

O Pint of Science foi criado em 2013, como uma iniciativa de pesquisadores da Inglaterra, e ocorreu pela primeira vez no Brasil em 2015. O festival foi realizado pela primeira vez em Londrina no ano de 2018.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor entre com seu nome aqui