Início Cidade e Região Avenida Higienópolis será bloqueada para “Dia sem carro”

Avenida Higienópolis será bloqueada para “Dia sem carro”

2177
0
COMPARTILHAR

Neste sábado (22), das 7h às 17h, a avenida Higienópolis, na área central de Londrina, estará interditada para o trânsito de veículos no trecho entre a rua Sergipe e a Juscelino Kubitschek. O bloqueio ocorre em função das atividades do Dia Mundial sem Carro, data reservada ao estudo e proposição de formas sustentáveis de transporte, como a bicicleta e o ônibus.

Com exceção do cruzamento com a rua Pio XII, onde será montado um dos palcos do evento, as demais interseções na via permanecerão liberadas. Assim, os condutores poderão atravessar a Higienópolis de um lado para o outro segundo o funcionamento dos semáforos. Ao longo de todo o trecho fechado, agentes da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) atuarão no monitoramento do fluxo e na orientação dos motoristas.

Por conta das atividades, alguns ônibus do transporte público adotarão percursos alternativos para trafegar pelo Centro. As linhas 208 – Jd. Higienópolis, 229 – Gleba Palhano, 301 – Jd. Presidente, 306 – Jd. Universitário e 808 – Jd. Bandeirantes/HU, por exemplo, vão acessar a avenida JK pela rua Sergipe.

Já os coletivos das linhas 209 – Jd. Cláudia, 213 – Shopping Catuaí, 305 – Campus, 307 – Avelino Vieira, 315 – Colúmbia, 800 – Terminal Vivi Xavier/Terminal Acapulco e 806 – Saul Elkind/Terminal Shopping Catuaí descerão a Rua Pernambuco para chegar à rotatória da Higienópolis com a JK. Em todos os casos, o retorno ao Terminal Central se dará pelas ruas Benjamin Constant e Professor João Cândido.

Para evitar transtornos, a orientação da CMTU é que os usuários se programem para as alterações, busquem se informar com os agentes de trânsito presentes no local e antecipem a ida aos pontos de embarque.

Segundo o coordenador de Educação da companhia, Carlos Eduardo Ribeiro, a escolha da Higienópolis para abrigar as festividades do Dia Mundial sem Carro ocorreu justamente pela visibilidade da via. “Trata-se de uma das avenidas mais movimentadas da cidade, então a ideia é justamente chamar a atenção da população. Queremos mostrar que é possível, sim, deixar o carro em casa e se deslocar de outras maneiras”, disse.

Para chamar o público, uma série de atrações foi distribuída nas quadras bloqueadas. Serviços de saúde e cidadania, apresentações artísticas, atividades recreativas, caminhada, pedalada, feira de doação de animais, distribuição de mudas de árvore e exposição de veículos antigos estão entre as ações programadas. Tudo gratuito, para pessoas de todas as idades. (Fonte: Prefeitura/Ncom)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor entre com seu nome aqui