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Sustentabilidade e diversidade dão o tom no Catuaí Trends

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Vestido despojadamente, com moleton e tênis, o gênio do design Alexandre Herchcovitch falou sobre moda no Catuaí Trends, na quinta-feira (20), em um trend talk que teve plateia completamente tomada por profissionais da área e interessados no tema. O principal evento de moda de Londrina – e um dos mais relevantes do Estado – foi realizado durante três dias no Catuaí Shopping, em sua quinta edição.

“É bom ver que se fala cada vez mais de moda e design no Brasil”, afirmou Herchcovitch, acrescentando que eventos como o Catuaí Trends representam uma grande oportunidade de um contato próximo e direto entre quem cria moda e quem consome.

O estilista, um dos mais reconhecidos designers brasileiros de moda, trouxe a produção nacional ao foco mundial a partir dos anos 90, desconstruindo clichês e propondo uma nova estética. Durante o encontro no Catuaí, ele falou sobre a moda em tempos de crise e disse que, em períodos de escassez, é preciso ter ainda mais estratégia e objetividade na criação.

Outro ponto enfatizado pelo estilista, que vai muito além do vestuário e já assinou criações nos mais diversos segmentos como linhas de cama, mesa e banho, relógios de pulso e óculos de sol, foi a sustentabilidade. Um tema que não estava na ordem do dia quando ele começou na profissão, contou. Mas que vem sendo incorporado à maneira de se pensar moda no País. “Esse segmento talvez seja dos últimos da cadeia produtiva a adotar o conceito de preservação ambiental. Mas está cada vez mais atento a este aspecto fundamental da produção”, afirmou.

Também no primeiro dia do Catuaí Trends, o público teve a oportunidade de ver o que estará nas vitrines e ruas na nova estação. Grandes marcas presentes no Shopping londrinense como Richards, Jorge Bischoff, M. Fleury, Sapattaria e Monalisa Joias, levaram à passarela as tendências da primavera-verão. Coleções que encantaram a plateia, com a moda cotidiana, o casual chique até a ‘linha festas’ que vai brihar nos eventos neste final de ano.

No segundo dia do Trends, na sexta-feira (21), o evento foi aberto por Beto Ramos, expert em make up da MAC Cosmetics, que deu preciosas dicas a profissionais e apaixonadas por maquiagem. Ele demonstrou o passo a passo da maquiagem moderna, conforme as tendências da nova estação.

Em seguida, outra craque do universo fashion subiu ao palco do Catuaí Trends para uma conversa descontraída com a plateia: Isabella Fiorentino, que comanda há dez anos o programa de TV “Esquadrão da Moda”. Ela deu dicas de como acertar no look, do que estará em alta na primavera-verão, do significado das cores e de como conciliar as tendências da moda com o próprio corpo e perfil psicológico.

E destacou a importância de que as pessoas desenvolvam cada vez mais a percepção para as múltiplas formas de beleza e que consigam “abraçar a diversidade”. A ex-top model que frequentou as mais importantes passarelas do mundo e teve o rosto estampado em capas e editoriais de moda de revistas internacionais, defendeu a ideia de nos livrarmos dos padrões a que estamos socialmente habituados. “As belezas são tantas, de formas tão diversas, e é tão importante perceber isso”, defendeu.

No palco, a moda tropical de Riachuelo, Live!, Morena Rosa, Carmen Steffens e outras marcas presentes no Catuaí Shopping desfilou para uma plateia atenta e ansiosa pelo que vem aí na estação do calor. Encerrando em alto astral a noite, a dupla de Djs blogueiras do On Fire Music – Barbara Brunca e Taty Betin – embalou o público com um som contagiante.

O sábado (23) foi reservado ao desfile dos looks criados pelas três duplas classificadas no Concurso Cultural Catuaí Trends – estudantes e recém-formados em Moda pela UEL e Unopar. Fechando o evento com chave de ouro, um festival de fofuras ocupou a passarela. Modelos mirins, cheios de graça, apresentaram a moda da nova coleção da Alphabeto, Lilica & Tigor e outras grifes infantis instaladas no Catuaí Londrina. Uma festa de cores e alegria!

Foto: Gabriel Teixeira/Divulgação

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