Início Cultura Vitor Gorni Orquestra faz show domingo no Lago Norte

Vitor Gorni Orquestra faz show domingo no Lago Norte

1895
0
COMPARTILHAR

As músicas da Tropicália ganham uma nova cara no show que a Vitor Gorni Orquestra realiza neste domingo (30), em Londrina, em comemoração aos 50 anos do movimento tropicalista, que ajudou a mudar o rumo da música brasileira. O espetáculo “A Tropicália” vem com repertório que inclui arranjos instrumentais de canções de nomes como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Jorge Ben, Os Mutantes, Tom Zé e Torquato Neto. A apresentação é gratuita e será às 16 horas no Lago Norte, localizado no Conjunto Milton Gavetti.

A Vitor Gorni Orquestra surgiu da Londrina Big Band, criada pelo saxofonista Vitor Hugo Gorni em 1994. A formação atual do grupo tem três saxofones, dois trompetes, trombone, bateria, baixo, guitarra e piano. Os integrantes são Vitor Gorni, Lincoln Rodrigues e Wesley Cesar Florencio (saxofones); Marcio Souza e Newton Cesar Florencio (trompetes); Luciano Torres (trombone); André Campelo (guitarra); Mateus Gonsales (piano); Gabriel Zara (contrabaixo) e Rafael Torrente (bateria). O show ainda terá as participações especiais de Paulinho Schoffen (voz) e André Gião (guitarra).

O grupo escolheu para o espetáculo músicas como “Domingo no parque”, “2001”, “Tropicália” e “Baby”, que levaram uma proposta musical contestadora para a época. Vitor Gorni explicou que as produções tropicalistas misturavam elementos da música popular brasileira e do rock moderno. “Pela primeira vez foram utilizadas as guitarras elétricas na MPB, misturando-se com os instrumentos tradicionais, com arranjos modernos dos maestros Rogério Duprat e Júlio Medaglia, utilizando cordas, sopros, guitarras elétricas, contrabaixo elétrico, bateria, criando um novo estilo de MPB”, comentou.

O secretário municipal de Cultura, Caio Julio Cesaro, enfatizou que a viabilização do espetáculo, de forma gratuita, e em um espaço público como o Lago Norte, fortalece o trabalho que a Prefeitura está realizando para promover a descentralização e a democratização da cultura em Londrina. “Uma das diretrizes da Secretaria de Cultura, na gestão atual, é oferecer atrações artísticas e culturais de qualidade à população não somente na área central da cidade. Ao expandir os eventos para outras regiões, damos oportunidade para que a comunidade tenha mais opções e usufrua de momentos de diversão e lazer nos espaços públicos. Será uma tarde de domingo agradável com uma apresentação de grande qualidade musical a todos que comparecerem”, destacou.

O show é uma realização do Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, e do Cottonet-Clube de Maringá, com patrocínio da Viapare do Instituto Cultural Ingá. Em Londrina, o evento conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura.

Fotos: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor entre com seu nome aqui