Cinco alunos do Colégio Marista de Londrina (PR) foram contemplados com medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) deste ano. Guilherme Granado Baptista (9º ano) e Lucas Martins Pereira (8º ano) conquistaram medalhas de ouro, João Paulo Passos da Cunha (8º ano) ganhou medalha de prata, e Mariana Júlia P. D. Savioli (3ª série do Ensino Médio) e Marco Aurélio P. Ghelere (3ª série do Ensino Médio) conseguiram medalhas de bronze pelo bom desempenho na competição.
A Olimpíada é realizada anualmente, em nível nacional, entre escolas públicas e particulares. A prova é aplicada na própria escola e é composta de categorias, de acordo com a faixa etária e grau de conhecimento dos estudantes. “Participar dessa competição é um desafio para eles, que conseguem avaliar seu rendimento por meio das provas”, explica o coordenador do Ensino Médio do Colégio Marista Londrina, Nelson Luiz Felipe Coelho.
O coordenador lembra ainda que um dos alunos – Guilherme Granado – vai participar de processo seletivo para competir em nível internacional. Ele passará por três avaliações e, se conseguir a classificação, representará a escola fora do Brasil. A primeira etapa é online e será realizada de setembro a novembro, já a segunda consiste em uma prova presencial a ser aplicada no início de 2019. A terceira abrange dois treinamentos de uma semana cada, que devem ser organizados entre abril e maio do ano que vem.
Os alunos com os melhores resultados ao final no processo irão compor os times oficiais e reservas da 11ª Olimpíada Latino-Americana de Astronomia (OLAA) e da 13ª Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA), que serão realizadas em 2019 na Hungria e no México, respectivamente.
(Com informações da assessoria de imprensa – Foto: Arquivo)