Início Cultura Palhaço e balões fazem a festa no feriado

Palhaço e balões fazem a festa no feriado

2246
0
COMPARTILHAR

“Detesto tudo o que oprime o homem, inclusive a gravata”. Foi Vinicius de Moraes quem disse a frase, que poderia estar na boca do palhaço Petunio. Por dentro do garboso traje social, esconde-se alguém que quer devassar com graça os enquadramentos da vida social. Ele vai animar crianças e adultos no fim de tarde deste feriado, dia 12, na arena do Zerão, com o espetáculo “Por um X”, que começa às 17 horas dentro da programação do 16° Festival de Dança de Londrina. O evento também presenteará os espectadores com balões coloridos. Em caso de chuva, o espetáculo será transferido para a Divisão de Artes Cênicas da Casa de Cultura da UEL (Av. Celso Garcia Cid, 205).

Um X no meio do nada encoraja o elegante palhaço, sempre acompanhado de sua maleta, a realizar a apresentação.  Pronto para o que der e vier, ele tentará o possível para impressionar o público, mostrando que é um ser humano forte e cheio de imaginação. Num jogo com objetos e com o espaço, Petunio persegue as próprias vontades, extrapolando seus limites de forma patética e apresentando soluções inesperadas. O risco e a exposição são os meios que ele encontra para reinventar determinadas imposições sociais sobre a imagem e a idealização do corpo. Em “Por um X”, a paródia e a ironia são formas de protesto. Como está evidente na entrega de todo palhaço, o jogo clownesco é uma das mais eficientes formas de expor nossos desejos íntimos e trilhar um caminho rumo à liberdade.

O grupo – O espetáculo nasce do encontro de dois pesquisadores do cômico e do desenvolvimento de um treinamento para o artista da cena, que, por meio do jogo e da improvisação, repercutiu na construção do personagem. O roteiro foi criado a partir do processo improvisacional do trabalho em sala de ensaio e do jogo do palhaço.  O contato da diretora Adriane Gomes (professora do curso de Artes Cênicas na Universidade Estadual de Londrina na área de Direção Teatral e Doutora em Artes da Cena pela Unicamp), e de suas pesquisas, notadamente as mais recentes, desenvolvidas na Universitá Degli Studi di Milano, e do ator Den Braen Macedo de Oliveira (bacharel em Interpretação Teatral pela Universidade Estadual de Londrina) gerou “Por um X” – uma parceria que se quer longa e de um processo que se coloca em constante construção.

 

Serviço:

Por um X

Grupo Por um X

(Londrina-PR)

Dia: 12 de outubro (sexta-feira)

Horário: 17 horas

Local: Zerão (Rua Gomes Carneiro)

Duração: 40 minutos

Classificação indicativa: Livre

GRATUITO

* Em caso de chuva, o espetáculo será transferido para a Divisão de Artes Cênicas da Casa de Cultura da UEL (Av. Celso Garcia Cid, 205)

 

 

Ficha Técnica:

Atuação:  Den Macedo

Direção: Adriane Gomes

Figurino: O grupo

Operação de som e luz: Adriane Gomes

Designer de Luz: Luís Fernando Lopes

 

Informações gerais sobre o Festival de Dança de Londrina 2018:

Mostra local: 6 de outubro de 2018

Mostra oficial: 8 a 14 de outubro de 2018

Programação no site:

www.festivaldedancadelondrina.art.br

Informações: (43) 3342-2362

 O Festival de Dança de Londrina tem patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura de Londrina, por meio do PROMIC (Programa Municipal de Incentivo à Cultura). O evento é uma realização da APD (Associação dos Profissionais de Dança de Londrina e Região Norte do Paraná), com apoio institucional da Funcart e da Casa de Cultura da Universidade Estadual de Londrina. Apoios: Pro-Helvetia (Fundação Suíça para a Cultura, apoio outorgado dentro do programa COINCIDÊNCIA – Intercâmbios culturais Suíça e América do Sul);  Loja Shop Ballet; Rádio UEL FM e Portal Duo.

Foto: Camila Fontes/Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor entre com seu nome aqui