Início Cidade e Região Morre religiosa Sílvia Esteves, cidadã honorária de Londrina

Morre religiosa Sílvia Esteves, cidadã honorária de Londrina

4037
0
COMPARTILHAR

A freira Sílvia Esteves morreu nesta terça-feira (16), aos 87 anos, no Instituto Secular das Irmãs de Maria de Schoenstatt, Atibaia (SP), onde viveu os últimos anos. Cidadã honorária de Londrina desde 2007, ela dedicou 44 anos à Santa Casa de Londrina, atuando em diversas funções.

Enfermeira, Sílvia Esteves chegou no hospital em 1963, dedicando-se principalmente ao Centro Cirúrgico, além de ter assumido as gerências de enfermagem e administrativa. Em 1967 fez pós-graduação em Administração Hospitalar e Enfermagem de Centro Cirúrgico na Universidade de São Paulo  (USP), tornando-se a primeira mulher de Londrina especialista nessas áreas.

A trajetória de Irmã Sílvia, natural de Santana do Livramento (RS), foi marcada por importantes conquistas na área da saúde, graças ao espírito de liderança e grande conhecimento no setor. Exemplo disso são os kits de fios cirúrgicos, da Ethicon, uma divisão da Johnson’s, que foram montados por sugestão e com a colaboração dela. Entre os kits está o da cirurgia cardíaca.

Irmã Sílvia implantou um método próprio de administração no Centro Cirúrgico, que tornou o Serviço uma referência para hospitais de várias partes do Brasil durante as quatro décadas da administração dela. Os novos hospitais que surgiam contavam com uma espécie de consultoria dela para implantar seus centros cirúrgicos. Foi assim na implantação do Hospital Mater Dei, na década de 70.

Os conhecimentos administrativos de Sílvia Esteves também estão na base organizacional da Santa Casa. Na década de 70, ao lado do provedor Newton Pietraroia, ajudou a organizar a administração através de estatutos e regulamentos vigentes até hoje na Instituição.

“Somos imensamente gratos a ela que, por décadas, foi literalmente a grande responsável pela continuidade e desenvolvimento da Santa Casa”, afirma Fahd Haddad, superintendente da Irmandade da Santa Casa de Londrina (ISCAL). “Irmã Sílvia foi um exemplo de dedicação à saúde, à Santa Casa e às pessoas que tiveram o privilégio de conhecê-la. Agradecemos por ter convivido com ela”, afirma Irmã Lorena Jenal, superiora das Irmãs de Maria de Schoenstatt da Iscal.

Ao todo foram mais de 50 anos dedicados a Londrina. Antes da Santa Casa, Ir. Sílvia, trabalhou pela educação, sempre através do Instituto de Schoenstatt. No Colégio Mãe de Deus ela esteve por sete anos, cuidando do Internato e depois como professora do Jardim de Infância e Primário.

Ela está sendo velada na capela das Irmãs de Maria de Schoenstatt, em Atibaia. O sepultamento será nesta quarta-feira, às 9 horas, no cemitério das Irmãs, também em Atibaia.

(Com informações da assessoria de imprensa – Foto: Divulgação)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor entre com seu nome aqui