Início Cidade e Região Colégio promove “eleição” para representantes de turma

Colégio promove “eleição” para representantes de turma

1738
0
COMPARTILHAR

Quais valores seus representantes devem defender? Quais são as propostas que o fariam ganhar seu voto? Essas foram algumas das perguntas que os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental do Colégio Marista Londrina fizeram para escolher o representante de turma.

Aproveitando o ano eleitoral, o projeto desenvolvido em sala de aula aliou um mergulho na estrutura política municipal com direito a uma visita à Câmara Municipal de Londrina, e propôs o debate de valores importantes para a turma, como a a criação de partidos, a realização de campanha e, por fim, a eleição em urnas eletrônicas.

Entre as principais propostas dos candidatos estavam o diálogo, convivência harmoniosa, manutenção da sala de aula e de áreas comuns do colégio, entre outras. Valores importantes para os representantes também foram elencadas. Para os alunos, de 8 e 9 anos, princípios como comprometimento, responsabilidade, espírito de liderança, honestidade e solidariedade foram sugeridos como importantes e usados para eleger o representante de turma.

Após o período de campanha, em que os alunos-candidatos fizeram cartazes com as principais propostas, todos votaram em uma urna eletrônica que simulou o sistema utilizano nas eleições brasileiras. De acordo com a analista de tecnologia educacional do Colégio Marista Londrina, Alessandra Garcia, a interação dos alunos com sistemas que simulam os usados nas eleições garantiu a legitimidade e a importância do projeto. “Todo o projeto de eleição de representantes de turma seguiu os padrões democráticos brasileiros e mostrou aos alunos como funciona o sistema eleitoral. Ao digitar o número do candidato escolhido e ouvir a clássica musiquinha da urna, as crianças se sentiam parte do processo e também entenderam a importância que cada um tem no processo democrático”, avaliou. No fim, a vitória foi da democracia e da cidadania, que foi praticada na íntegra pelas crianças.

Sobre a Rede Marista de Colégios

A Rede Marista de Colégios (RMC) está presente no Distrito Federal, Goiás, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 19 unidades. Nelas, os mais de 26 mil alunos recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica alinhada ao mercado. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Saiba mais em www.colegiosmaristas.com.br.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor entre com seu nome aqui