Início Especias O sistema importado da eleição em dois turnos

O sistema importado da eleição em dois turnos

1520
0
COMPARTILHAR

Neste domingo (28/10) acontece o segundo turno das eleições de 2018 e a população brasileira enfim vai definir o futuro governante do país. Em alguns estados também ocorre o segundo turno para eleição do governador.

O que nem todo mundo sabe é que o sistema eleitoral de dois turnos surgiu no século XIX na Europa, para contornar o problema apontado no sistema de um turno só, em que os candidatos eram eleitos apenas porque ficavam em primeiro lugar, com 30 ou 40% dos votos e sem a maioria absoluta. Além disso, o sistema de um turno forçava o eleitor a optar pelas candidaturas bem colocadas na disputa.

“Implantadas no Brasil em 1988, para a Presidência da República, a realização de eleições diretas é, sem dúvida, uma das mais importantes conquistas democráticas”, afirma o cientista político e professor do Centro Universitário Internacional Uninter, Luiz Domingos.

Segundo o especialista, o sistema de dois turnos oferece algumas vantagens, como:

  1.        Propicia ao eleitor votar em sua primeira escolha, naquele candidato que percebe estar mais próximo de suas crenças e interesses (voto sincero) e, ainda, votar conforme a correlação de forças (voto estratégico).
  2.       Permite aprofundar o debate, destacar as diferenças entre os dois principais candidatos (às vezes embaralhadas pelo excesso de candidatos e informações do primeiro turno).
  3.       Possibilita que a classe política possa se organizar e se dividir entre essas opções, adiantando a formação dos blocos de governo e oposição, que é a clivagem fundamental que organiza o trabalho no Congresso Nacional.

A votação começa às 8h da manhã e termina às 17h, nos mesmos locais do primeiro turno. O eleitor que estiver fora do seu município no dia da votação pode comparecer a qualquer seção eleitoral para preencher o formulário e justificar sua ausência.

Sobre o Grupo Uninter

O Grupo UNINTER é o maior centro universitário do país, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).  Sediado em Curitiba – PR, já formou mais de 500 mil alunos e, hoje, tem mais de 200 mil alunos ativos nos mais de 200 cursos ofertados entre graduação, pós-graduação, mestrado e extensão, nas modalidades presencial, semipresencial e a distância. Com mais de 700 polos de apoio presencial, estrategicamente localizados em todo o território brasileiro, mantém quatro campi no coração de Curitiba. São 2 mil funcionários trabalhando todos os dias para transformar a educação brasileira em realidade. Para saber mais acesse uninter.com.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor entre com seu nome aqui