Início Cultura Rolé de novembro será com a Cia Chirulico

Rolé de novembro será com a Cia Chirulico

25
0
COMPARTILHAR

A Vila Triolé, organização cultural patrocinada pelo Promic, Programa Municipal de Incentivo à Cultura, programou para novembro mais uma etapa do Rolé, iniciativa que tem o objetivo de promover o intercâmbio entre grupos artísticos do Brasil com o público e artistas de Londrina, através de apresentações e oficinas.

Quem está comandando as atividades desde o início desta semana (05) é a Cia Chirulico, de Macaé (RJ), com aula especial para Curso de Palhaço para Crianças, oficina e aula especial para o Curso de Palhaço para Educadores.

A abertura será às 17h, com o espetáculo “Subs-solos” do grupo Triolé de Londrina. O Chirulico apresenta-se novamente no domingo (11) na Vila Triolé Cultural às 19h.

Chirulico

A Cia Chirulico de palhaçaria e teatro de bonecos foi criada em 2013 na cidade de Macaé (RJ). Tem como foco principal de pesquisa os palhaços brasileiros, contendo sempre em seus espetáculos cenas clássicas de palhaçaria. A linguagem utilizada é desenvolvida através de vivências e oficinas com grupos como Giramundo de Teatro de Bonecos e Carroça de Mamulengos.

Através de seus espetáculos e oficinas, a companhia circula em escolas, espaços públicos, teatros e festivais pelo país, com passagens por Rio de Janeiro, Mato Grosso e Minas Gerais. Atualmente finaliza seu primeiro CD intitulado “Cantigas e Cantirolas”, com cantigas populares de domínio público e composições próprias que será lançado através de financiamento colaborativo.

 

Um cortejo musical anuncia a chegada do circo, trazendo Margarida e Fornalha, palhaços e mestres de cena do espetáculo, anunciando números do circo e interagindo com os bonecos de manipulação direta e marionetes. Passam pelo picadeiro do Gran Pequeno Circo o palhaço multitalentos Chirulico, o cavalo acrobata Mazzarop e o faquir encantador de animais Raladim das Arábias. Assim como nos grandes circos de lona, os números principais são intercalados com cenas de palhaço.

 

O “Gran Pequeno Circo Chirulico” promove no imaginário popular a recordação dos circos de lona antigos, utilizando-se de palhaços e técnicas do teatro de bonecos. O palhaço ocupa papel central e, diferente do manipulador camuflado, brinca e interage com os bonecos manipulados, misturando elementos novos e antigos da linguagem circense.

 Rolé

Na gíria popular, “Rolé” significa um encontro para uma volta ou um passeio. E é esse o sentido do projeto, provocar o encontro entre artistas de Londrina e do país, fortalecendo e criando novos circuitos culturais na cidade.

Foto da Cia. Chirulico – Silvia Jardim/Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor entre com seu nome aqui