Início Cidade e Região Avenida Leste-Oeste tem novos semáforos

Avenida Leste-Oeste tem novos semáforos

263
0
COMPARTILHAR

A Prefeitura de Londrina, por meio da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) colocou em funcionamento nesta semana novos semáforos na avenida Leste-Oeste. Os equipamentos foram instalados na altura da rua Niterói, próximo à viela da Benjamin Constant. Sincronizados com os sinaleiros das avenidas Leste-Oeste, São Paulo e da Rua Minas Gerais, os dispositivos visam trazer mais segurança aos pedestres que trafegam pela região. Nas imediações do local estão o CMEI Valéria Veronesi, o Museu Histórico, o Planetário e os pontos de ônibus do transporte metropolitano.

Além do semáforo e da nova sinalização viária, a Secretaria de Obras construiu uma passarela no canteiro central interligando as faixas de pedestres pintadas nos dois lados da avenida Leste-Oeste, além de rampas de acessibilidades.
A implantação da nova travessia, cujo projeto original é de autoria do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL), estava prevista para ocorrer durante as obras do projeto Superbus. No entanto, análise técnica da diretoria de Trânsito da CMTU apontou a necessidade de antecipação da obra.

Entre os fatores que pesaram na decisão está a quantidade de alunos matriculados no CMEI Valéria Veronesi. Muitos deles possuem necessidades especiais e, para favorecer o embarque e desembarque com proteção, a sinalização foi ajustada para se enquadrar nos parâmetros do programa “Sinalizar para Educar”. Além das vagas para cadeirantes, o espaço ganhou estacionamentos de curta duração, de modo que os pais possam deixar e buscar as crianças em segurança.

Lançado pela CMTU em julho, o “Sinalizar para Educar” visa implementar uma sinalização padrão básica em todas as escolas da cidade. A iniciativa contempla a instalação de faixas de pedestre, vagas de embarque e desembarque, legendas de alerta e de placas da campanha “Olhe e Sinalize”. Complementam o conjunto a demarcação de velocidade máxima permitida e a de parada e estacionamento para deficientes físicos.

 

Foto: CMTU

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor entre com seu nome aqui