Início Cidade e Região Londrinense já pode utilizar aplicativo 190

Londrinense já pode utilizar aplicativo 190

2178
0
COMPARTILHAR

Londrina já conta com o aplicativo 190 da Polícia Militar do Paraná. O serviço foi oficialmente lançado na sexta-feira, dia 22. O governador Carlos Massa Ratinho Junior fez, na ocasião, a entrega oficial de 19 viaturas para a PM de Londrina e região, além de etilômetros, coletes balísticos e handtalks digitais. A solenidade, realizada no Parque de Exposições Ney Braga, contou ainda com a presença do Comandante do 2º Comando Regional de Polícia Militar (CRPM), Coronel Luiz Roberto Costa.

O governador falou sobre o uso das tecnologias para aproximar a polícia do cidadão. “Não se faz mais segurança pública sem estar atrelado à tecnologia, porque isso potencializa o trabalho do policial que está na rua, e também ajuda no trabalho de quem está na retaguarda prestando atendimento nos comandos à população”, acrescentou.

O aplicativo 190 foi começou a funcionar no segundo semestre de 2018, com versão apenas para sistema operacional Android, e de início atendeu a capital do estado, Curitiba, e região metropolitana. Desde então, foram 23 mil downloads e 7.056 usuários cadastrados na ferramenta, que tem como objetivo agilizar o atendimento ao cidadão através da inovação tecnológica. Agora, além da liberação da versão para celulares IOS, o aplicativo 190 irá atender também Londrina e cidades próximas.

Com a ferramenta, o cidadão pode acionar a PM em situações emergenciais, de forma eficiente. A troca de mensagens entre o solicitante e o agente da PM ocorre durante o atendimento, em tempo real, e a plataforma contempla também o envio de fotos e vídeos.

Ratinho Júnior destacou também que, desde o seu lançamento, o aplicativo não teve registros de nenhuma solicitação falsa pelo app, os conhecidos trotes. Outra vantagem é a acessibilidade obtida com a ferramenta. No ato do cadastro, o cidadão pode informar se é deficiente auditivo, o que vai permitir que ele acione os serviços da Polícia Militar sem a necessidade de ajuda de terceiros. “Então esse aplicativo faz com que essa pessoa que tem uma deficiência de fala ou audição também tenha acesso ao direito de buscar segurança e auxílio nos casos de emergência”, disse.

Idealizado pela PM, o projeto do aplicativo teve apoio técnico da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), em conjunto com a Diretoria de Desenvolvimento Tecnológico e Qualidade da PM, do Centro de Operações Policiais Militares (Copom) e da Diretoria de Pessoal da Corporação.

Durante o lançamento, houve a apresentação do uso do aplicativo, que já está disponível para download, gratuitamente, em celulares com sistema operacional Android e iOS. Após o download, o usuário fará um cadastro rápido no portal Governo Digital, fornecendo suas informações pessoais (nome completo, RG, CP F e e-mail). A partir daí, será criado um perfil que armazenará todo o histórico de solicitações e atividades.

O governador citou ainda alguns programas relacionados à segurança pública, e que pretende implementar ainda este ano. São eles: projeto Escola Segura, projeto Cidade da Polícia, e integração com as polícias do estado de São Paulo. “O Paraná tem tudo para entregar uma segurança pública de qualidade, porque a gente tem uma polícia séria, que não é corrupta, e é bem treinada. E nós, através do Estado, vamos gerar muito equipamento de tecnologia para que essa polícia possa ser atendida”, adiantou.

Em seu primeiro evento em Londrina, Ratinho Júnior comentou que a cidade está nos planos de prioridade em seu governo. “Pela importância econômica, pois Londrina contribuiu demais com o desenvolvimento do Paraná, estamos fazendo um grande planejamento de infraestrutura, para que possamos atender a essa região metropolitana e também aumentar a produção e geração de empregos aqui”, informou.

De acordo com o chefe do Estado-Maior da PM, coronel Lanes Randal Prates Marques, o lançamento do aplicativo para Londrina tem um motivo especial. “Aqui foi a base de conexão para termos esse programa, que permite que o cidadão que se sinta ameaçado possa, rapidamente, entrar em contato e fazer sua rede de proteção. O aplicativo 190 é uma forma muito clara de conexão com a comunidade, a polícia, e a integração com outros órgãos”, disse.

A solenidade contou ainda com a entrega oficial de 19 viaturas, sendo oito módulos móveis da PM e 11 veículos para a Patrulha Escolar. Destes, quatro módulos e cinco viaturas ficarão em Londrina, sendo os demais encaminhados às cidades de abrangência do 2º Comando Regional da Polícia Militar. Também foram entregues 785 coletes balísticos, 52 etilômetros e 120 aparelhos hand talksdigitais. A expectativa é que os policiais de todo o estado recebam cerca de oito mil novos coletes.

“As viaturas especiais vão atender às escolas com o Batalhão Especial da Polícia Militar. E os equipamentos de grande porte, que são as vans, servem para uma série de ações, como operações policiais, de atendimento às comunidades, de trânsito, ou seja, são muitas as possibilidade, então hoje é um dia de festa”, disse o coronel Prates.

O secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária do Paraná, general Luiz Felipe Kraemer Carbonell, citou que, muitas vezes, o cidadão pode não se sentir seguro ao acionar a Polícia Militar. “E esta é a forma que conseguimos fazer para que a população tenha um contato direto com a polícia. E os equipamentos que foram hoje fornecidos são fundamentais para que o policial possa servir a comunidade com a devida proteção, tendo a capacidade de resposta que é exigida de todos nós que trabalhamos com a segurança pública. Parabéns à cidade de Londrina por estar na ponta de lança de toda essa modernidade do nosso sistema”, ressaltou. (Fonte: Prefeitura/NCom)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor entre com seu nome aqui