Início Cultura Músicos londrinenses reverenciam Caymmi em show

Músicos londrinenses reverenciam Caymmi em show

1590
0
COMPARTILHAR

Divindade da Música Popular Brasileira, Dorival Caymmi (1914-2008) terá sua obra revisitada em tributo musical, que acontece na quinta-feira (28.03) num dos palcos mais sagrados de Londrina: o do Bar Valentino. O espetáculo terá início às 21 horas. Reservas de mesa e ingressos antecipados podem ser feitos pelo telefone:(43) 99965.0757/Whats.

Caymmi de Todos os Encantos tem direção musical de Marcos Santos (violão), um dos mais respeitados músicos de Londrina. Produção executiva de Greg Devides, (bateria), em parceria com Red Fox Estúdio. Ambos participam do espetáculo.

No palco estarão também Marcia Santos (voz e contrabaixo) e a cantora Marta dos Santos que, juntamente com o irmão Marcos Santos, escreveram um capítulo especial na noite londrinense. O show terá a participação do jornalista e cantor Antônio Mariano Júnior e do percussionista Lázaro Lima.

Greg Devides foi quem idealizou o show com os lendários Irmãos Santos – Marta, Márcia e Marcos – em atividade há mais de quatro décadas. “Toquei com eles em algumas ocasiões; são profissionais com extremo apuro musical. Levei sugestões do que poderia se transformar num show. Chamei também o [Antônio] Mariano pela proximidade com os músicos e, em comum acordo, Caymmi prevaleceu”, informa.

REPERTÓRIO

O roteiro do show, certo? Pois bem. “Das Rosas”, sugeriu um.  “Adalgisa”, cantarolou outro. “Milagre” teria que entrar. “Sábado em Copacabana”, não poderia ficar de fora. “Preta do Acarajé”, imprescindível, bem como “A Mãe d´água e a menina” e “Canoeiro (Pescador)”, belas canções pouco lembradas.

Sim, “Samba da minha terra” consta no set list. Quase não entrou, pode?! Não por isso ou aquilo, mas para contemplar outras maravilhas. “É como não cantar `Parabéns a você´ num aniversário”, argumentou alguém com veemência. Entrou!

O repertório de Caymmi de Todos os Encantos contempla a canções praieiras e também urbanas. Sambas prevalecem, mas o show terá momentos intimistas e breves textos.

DATA REDONDA

Caymmi de Todos os Encantos foi concebido com zelo e acuidade de sentidos por se tratar de compositor admirado por todos do Grupo Só Brasil. Assim foi nominado o sexteto, formado especialmente para o show.

Os ensaios começaram em janeiro deste ano. Num dos primeiros encontros, com o repertório praticamente definido, alguém lembrou que, em 2019, Dorival Caymmi completaria 105 anos de idade.

Os integrantes do grupo desconheciam a data redonda. Sério mesmo!!! Afinal, a atemporalidade e a importância da obra prevaleceram para a formatação de Caymmi de Todos os Encantos.

Portanto, Londrina integra as homenagens que serão feitas, neste ano, Brasil adentro, a um dos maiores expoentes da MPB de todos os tempos. Os tributos foram iniciados em janeiro por Danilo Caymmi, filho do compositor.

Saudar um certo baiano de nome Dorival requer sensibilidade e, sobretudo, responsabilidade. Um certo Caymmi que compôs estimadas 107 canções praieiras e urbanas, em 94 anos de vida.

Tornou-se imortal no dia 16 agosto de 2008. Ou melhor, transformou-se num orixá. Convive intimamente com Oxum e Dona Janaína, também conhecida, no Brasil como Dona Iemanjá. Da Silva, certamente.

Por conta disso, Adalgisa até hoje manda dizer o seguinte: “A Bahia tá viva ainda lá, com a graça de Deus, ainda lá”.

SERVIÇO

  • Caymmi de Todos os Encantos, estreia do show na quinta-feira (28 de março), às 21 horas, no Bar Valentino (R. Pref. Faria Lima, 486, Londrina – PR). Fone: (43) 3348-0791). www.barvalentino.com.br

INGRESSOS

  • Mesas com quatro lugares a R$ 100,00. Ingressos individuais antecipados: R$15,00. Reservas de mesa, ingressos antecipados e mais informações através do telefone: (43) 99965.0757/Whats.

Foto: Amai Fotografias/Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor entre com seu nome aqui