Início Especias Síndrome do coração partido, um problema contemporâneo

Síndrome do coração partido, um problema contemporâneo

2068
0
COMPARTILHAR
Estresse emocional acentuado pode provocar sintomas muito semelhantes ao do infarto, como dor no peito, falta de ar, cansaço, tontura e náuseas. “Trata-se da síndrome do coração partido, que pode afetar qualquer pessoa, sendo mais recorrente em mulheres com idade superior a 40 anos”, explica o médico José Francisco Kerr Saraiva, presidente da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp).

O cardiologista salienta serem muitas as causas que podem provocar a síndrome, como a morte de uma pessoa querida, separação conjugal, dificuldades profissionais e financeiras e perda de emprego, descoberta de uma doença grave ou problemas que envolvam os filhos. “O mundo atual, especialmente em países como o Brasil, atingidos por crises político-econômicas, desemprego e criminalidade, apresenta um ambiente de forte pressão sobre os indivíduos”, observa o médico.

Tratamento

Embora diagnosticada como doença provocada por razões psicoemocionais, a síndrome do coração partido pode causar disfunções nas contrações dos ventrículos do coração, gerando sintomas iguais ao do infarto do miocárdio. Por isso, exige tratamento médico adequado, muitas vezes com a participação não só do cardiologista, como também de psiquiatra e psicólogo. É uma disfunção cardíaca transitória, mas precisa ser tratada com eficiência, evitando-se complicações.

A prevenção é a melhor forma de combate ao problema. O médico da Socesp indica a realização de exercícios físicos, especialmente em grupos, pois a atividade associada à sociabilização proporciona momentos de descontração e psicologicamente positivos. “Atividade física é sempre adequada e necessária para todos como prevenção às doenças cardiovasculares em geral. Para aqueles que estejam submetidos a estresse emocional, é ainda mais importante, podendo evitar a síndrome do coração partido, um mal de nosso tempo”, conclui.

(Com informações da assessoria de imprensa – Foto: Arquivo)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor entre com seu nome aqui