Início Cultura Luminares: Londrina ganha novo blog sobre cultura

Luminares: Londrina ganha novo blog sobre cultura

1941
0
COMPARTILHAR

Com a palestra “A cultura como visão crítica e como luminar”, o jornalista e consultor cultural Valdir Grandini, o Dentinho, lança no dia 10 de abril, quarta-feira, o blog Luminares, em que o assunto é cultura. A palestra, em parceria com o Sesi, será no Centro Cultural Sesi-AML (Rua Maestro Egídio Camargo do Amaral, 130), com início às 19h.

O blog Luminares, anuncia Grandini, terá textos que transitam entre o ensaio crítico e o jornalismo. “Será um blog voltado a pensar a cultura e ler o mundo em perspectiva cultural”. As matérias jornalísticas e textos de opinião passarão por temas como cultura nos modos de vida; cultura na política; cultura e comunicação; cultura e qualidade de vida nas cidades; práticas arte-educativas para uma educação crítica e modelagens de gestão cultural.

De 2001 a 2008 Grandini atuou como gestor cultural em Londrina onde criou e coordenou uma incubadora de projetos culturais, foi um dos principais formuladores do modelo do Promic, coordenou o programa Rede Cidadania de oficinas de criação cultural na cidade e também os trabalhos das primeiras quatro conferências de cultura do município, que definiram o atual modelo de gestão cultural londrinense.

Depois dos anos como gestor em Londrina, por mais quatro anos Dentinho atuou junto à Secretaria de Cultura de Ourinhos, como Diretor de Programas e Projetos. Em Ourinhos, assessorou a implantação do Programa VivOurinhos de gestão cultural, que destacou o município como modelo no interior paulista. Também na cidade, coordenou o projeto Ponto Para Ler o Mundo, onde a cultura dinamizava a vida escolar, inspirada em Paulo Freire e no jornalismo para a produção de vídeos-documentário pelas crianças de escolas públicas.

A experiência com gestão cultural definiu a decisão do jornalista em editar o blog. “Minha cabeça e meu coração estão nessa iniciativa. Ela é fruto dessa experiência de gestão da cultura, que sempre foi feita com muita pesquisa das interfaces entre cultura, comunicação e educação”, afirma Grandini.

O título do blog, “Luminares” vem da importância que o jornalista confere à cultura. “Tem quem ache que cultura é um perigo, porque a consciência cultural aponta para uma democracia social, onde a diversidade e a vida popular são respeitadas. Tem quem ache que gasto público com cultura é secundário. Eu tenho convicção de que grandes problemas que consideramos prioritários, como segurança, saúde, educação, ocupação dos espaços urbanos, respeito à diversidade, entre outros, só se resolverão quando a presença criativa das linguagens artísticas nas escolas e comunidades se tornar efetiva. Por isso digo que a cultura é o luminar. É o que lança luzes ao contemporâneo”, afirma Grandini.

A palestra e debate que lançam o blog são abertos ao público, com entrada gratuita. É dirigido principalmente ao meio cultural, educacional e de comunicação de Londrina.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor entre com seu nome aqui