Início Cidade e Região Idoso da zona rural é 5ª vítima da dengue em Londrina no...

Idoso da zona rural é 5ª vítima da dengue em Londrina no ano

1449
0
COMPARTILHAR

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que foram confirmados 749 casos de dengue em Londrina desde o início do ano. Ato todo foram notificados 6.376 casos, dos quais 1.964 foram descartados e 3.663 estão em análise, aguardando o resultado de exames laboratoriais. Os dados são do Secretário Municipal de Saúde, Felippe Machado.

Os números apontam que a cidade ainda está em risco de uma epidemia de dengue, que se caracterizaria se confirmados pelo menos 1.300 casos. O secretário também confirmou a quinta morte por dengue na cidade, sendo  um homem de 74 anos, morador do Distrito de Paiquerê. Dos cinco óbitos decorrentes da doença, quatro são do sexo masculino e um do feminino, de diversas regiões da cidade. No momento há cinco pessoas internadas, em decorrência da dengue, e ainda restam cinco semanas de circulação viral, exigindo maior atenção.

“Devemos continuar com os cuidados necessários para evitar uma epidemia, mantendo a conscientização da população, uma vez que o poder público não consegue vencer o problema de forma isolada, apenas se unirmos forças. O que temos de positivo é que houve uma redução significativa no número de casos notificados nas últimas semanas, o que é um indicador de que os números devem se estabilizar nas próximas semanas”, afirmou o secretário de Saúde.

As ações de campo, realizadas pelos agentes de endemias, prosseguem. Além da remoção manual dos criadouros e colocação de larvicidas, as equipes também utilizam bombas costais, para fazer a aplicação de um veneno que tem a mesma finalidade do fumacê, que é matar o mosquito na fase adulta. A SMS, em parceria com o Governo do Estado, finalizou a aplicação com veículos de fumacê. Algumas localidades mais críticas receberam até nove ciclos. Agora, é necessário haver um período de cerca de seis meses, caso sejam necessárias novas aplicações.

Neste sábado (27), das 8 às 13 horas, o município irá executar uma ação com mais de 100 agentes de endemias para fazer a recuperação dos imóveis que estiveram fechados, durante a semana, por conta do horário de trabalho dos moradores. A ação será realizada em todas as regiões da cidade.

Além disso, a SMS fará o segundo Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de 2019, em maio. Segundo Machado, os técnicos já apontam que, com a chegada do calor, a partir de agosto, o município irá encontrar dificuldades com relação a dengue novamente. “O que estamos executando, de forma inédita, são planejamentos estratégicos e ações que serão realizadas assim que conseguirmos sair deste cenário adverso de uma possível epidemia, até a chegada do calor, para que possamos evitar novos números elevados na cidade”, afirmou.

Ações educativas – Na segunda-feira (29), das 10h10 às 11 horas, o setor de Endemias vai promover uma ação educativa no Projeto Guarda Mirim, no Distrito de Guaravera, na Rua General Maletti, 51. Participam 25 alunos e colaboradores. O objetivo é conscientizar os estudantes sobre a importância de evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Na terça-feira (30), das 9 às 12 horas, haverá outra palestra para 220 alunos e colaboradores da Escola Municipal John kennedy, com a mesma finalidade. A unidade fica na Rua Pernambuco, 169. (Fonte: Prefeitura/Ncom)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor entre com seu nome aqui