Início Cidade e Região Centros de Convivência promovem oficinas de artesanato para idosos

Centros de Convivência promovem oficinas de artesanato para idosos

1959
0
COMPARTILHAR

Os Centros de Convivência da Pessoa Idosa (CCIs) Norte, Leste e Oeste estarão promovendo oficinas gratuitas de artesanato para confecção de materiais com miçangas nesta semana. Elas serão ministradas pela programadora cultural Elsie Machado de Almeida com vagas para 40 idosos, divididos em quatro turmas: duas no CCI Norte, uma no Leste e outra no Oeste.

Os encontros do CCI Norte acontecerão nos dias 13 e 20 de maio (segundas-feiras), das 9h30 às 11h30 para a primeira turma e, das 13h30 às 15h30, para o segundo grupo. Já as oficinas do CCI Leste serão realizadas nos dias 14 e 28 de maio (terças-feiras), das 14h às 16h. Já no CCI Oeste, as atividades serão nos dias 15 e 22 de maio (quartas-feiras), das 14h às 16h.

O gerente de Atenção à Pessoa Idosa, Cleir Brandão, destacou que o objetivo dessas ações é contribuir para a melhora da qualidade de vida da pessoa idosa. “O trabalho manual estimula a coordenação motora fina, que envolve o uso de músculos pequenos, como os das mãos, e a visão. Além disso, o idoso também tem a oportunidade de fazer amizade em um espaço adequado, e a tarefa o faz se sentir ativo, o que ajuda a melhorar a qualidade de vida e até a convivência com a família”, afirmou.

Nas oficinas, os idosos irão desenvolver produtos como pulseiras e colares utilizando miçangas feitas a partir de folhas de revistas. “Essa atividade também envolve a questão ambiental, pois materiais que seriam descartados vão ser reaproveitados”, frisou Brandão.

Na segunda-feira (13), no CCI Leste, será realizada uma palestra organizada pelo Grupo de Convivência Qualidade de Vida e Cidadania em parceria com a  Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), com o tema Rótulos dos Alimentos. O palestrante será o professor do curso superior de Tecnologia em Alimentos, Paulo de Tarso, que irá esclarecer questões importantes sobre as informações presentes nas embalagens, de modo que os idosos possam entender a composição dos produtos e a relação de certos alimentos com o sono, o estresse, de que maneira podem interferir no uso de determinados medicamentos, dentre outros, em prol da qualidade de vida.

Para a secretária do Idoso, Andrea Ramondini, esta parceria com a UTFPR é muito importante pois vai proporcionar novas participações dos Centros de Convivência com a Universidade, através de projetos de extensão em diversas áreas como saúde, alimentos, tecnologia, informática, e também na realização de oficinas voltadas para a possibilidade de geração de renda.

A palestra de Rótulos dos Alimentos também será realizada nos CCI Oeste, no dia 30 de maio, às 14h, e no CCI Norte no dia 31 de maio, às 9h30. Para participar, basta comparecer ao local.

O CCI Leste fica na Rua Gabriel Matokanovic, 260, Jardim da Luz. A unidade Oeste está localizada na Rua Serra Pedra Selada, 111, Jardim Bandeirantes. E o CCI Norte fica na Rua Luiz Brugin, 570, esquina com Saul Elkind, no Conjunto Maria Cecília.

(Fonte: Ncom Prefeitura)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor entre com seu nome aqui