Início Cidade e Região Londrina tem 15 casos confirmados de dengue no ano

Londrina tem 15 casos confirmados de dengue no ano

52
0
COMPARTILHAR

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulgou nesta quarta-feira (30) o relatório semanal com dados referentes à dengue em Londrina. Desde a primeira semana de janeiro, foram registradas 1.489 notificações no município. Destas, 1.194 foram descartadas, com resultado negativo nos exames. Outros 15 casos foram confirmados, enquanto 280 aguardam o resultado de exames laboratoriais.

Para evitar que ocorram novos casos da doença, a Secretaria solicita que a população continue eliminando os possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti que, além da dengue, transmite zika vírus, chikungunya e a febre amarela urbana. Mesmo com a ausência de chuvas, é importante conferir qualquer objeto ou local que possa acumular água, já que os ovos do Aedes aguardam até 450 dias para eclodirem.

Assim, a recomendação é que espaços como calhas, caixas d’água, ralos, vasos sanitários sem uso, pneus, garrafas, vasos e demais objetos sejam vistoriados toda semana. A SMS disponibiliza um check-list, que leva apenas 10 minutos para ser completado. Ele pode ser acessado no Portal da Prefeitura, através do link http://bit.ly/SaudeLondrina.

Além de palestras e atividades educativas, a equipe de Endemias da SMS continua com ações de combate ao mosquito transmissor da dengue. A maioria é realizada nas regiões com maior índice do mosquito, conforme o Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa). O segundo LIRAa de 2018, realizado em abril, verificou que o Índice de Infestação Predial foi de 4,7%. Isso significa que, em cada 100 imóveis vistoriados na cidade, em mais de quatro foram encontrados focos.

O levantamento também apontou a região que apresentou o maior índice de infestação. Foi a zona norte (5,65%), seguida pela sul (5,33%), centro (4,05%), oeste (3,81%) e leste (3,51%). (Fonte: Prefeitura/Núcleo de Comunicação)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor entre com seu nome aqui