Início Cidade e Região Morre o advogado pioneiro Oscar do Nascimento

Morre o advogado pioneiro Oscar do Nascimento

3766
0
COMPARTILHAR
Dr. Oscar Nascimento, convidado pelo vereador Tito Valle a falar sobre, o feriado do dia da Consciência Negra 20-11 e Zumbi dos Palmares no plenário da CML.

Morreu na noite desta segunda-feira (20), 89 anos, em Londrina, o advogado e ativista Oscar do Nascimento. Ele estava internado na na Santa Casa e a causa da morte foi a falência múltipla de órgãos. O velório está sendo realizado na Câmara de Vereadores e o sepultamento será às 16 horas, no Cemitério São Pedro.

A sessão desta terça-feira (21) da Câmara foi transferida para amanhã (22), às 14 horas.
Pioneiro na cidade, o advogado recebeu em 2011 o título de Cidadão Honorário de Londrina e em 2002 o Prêmio Zumbi dos Palmares, entregue pela Câmara a pessoas que se destacaram na luta em defesa dos direitos humanos e contra a discriminação racial.
De acordo com informações do livro “Negro em Movimento”, publicado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Oscar nasceu em 1929 no município de Coroados, no interior de São Paulo, e veio para Londrina aos 5 anos de idade. Filho de agricultores analfabetos, concluiu duas graduações, Economia (pela Universidade Federal do Paraná) e Direito (UEL), em uma época na qual quase não havia negros nas instituições de educação superior. Lecionou por 42 anos, como professor no ensino médio, técnico e superior.
Doutor Oscar, como era conhecido, foi um dos fundadores do clube Arol (Associação Recreativa Operária de Londrina), organização negra criada na década de 1950 e que exerceu papel importante na inserção da população afrodescendente na sociedade londrinense. Participou ativamente do Movimento Negro de Londrina e do Conselho Municipal da Comunidade Negra de Londrina. Nascimento deixa esposa, cinco filhos, quatro netos e dois bisnetos.

(Com informações da assessoria de imprensa/CML – Foto Devanir Parra)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor entre com seu nome aqui