Início Sem categoria “Estação Samba” faz homenagem a Paulinho da Viola

“Estação Samba” faz homenagem a Paulinho da Viola

1773
0
COMPARTILHAR

Neste domingo, dia 26, a agenda cultural de Londrina conta com um espetáculo de samba dedicado a uma quase unanimidade na música brasileira, o cantor, compositor e instrumentista Paulinho da Viola. “Elegante do Jeito Paulinho” abre às 20h de domingo a temporada 2019 de espetáculos do projeto Estação Samba, protagonizado pela pesquisadora e comunicadora Juliana Barbosa.

O projeto Estação Samba se dedica a mostrar o samba como uma cultura popular brasileira, e neste ano está dando relevo ao que Juliana Barbosa chama de estatuto do samba: “Numa pesquisa que fiz, vi que centenas de sambas falam do próprio samba. Entre esses, muitos falam dessa espécie de ‘estatuto’ onde os sambas transmitem os valores e posturas que se espera que um sambista tenha, e do respeito às tradições e princípios do samba”.

TRAJETÓRIA ÍMPAR

Na opinião da pesquisadora, Paulinho é consagrado por uma trajetória ímpar, desde o começo muito significativa. O pai era o chorão Cesar Faria, instrumentista virtuoso e fundador do Conjunto Época de Ouro. Ainda criança, Paulinho convivia com os ensaios do conjunto, onde conheceu Jacob do Bandolim e Pixinguinha, entre outros.

No histórico bar Zicartola, Paulinho da Viola recebeu do próprio Cartola seu primeiro cachê. Subiu ao palco pela primeira vez no espetáculo Rosa de Ouro, ao lado de Clementina de Jesus, Nelson Sargento, Elton Medeiros e Araci Cortes. Paulinho teve contato com as primeiras gerações do samba e sua obra influencia e faz contato com as novas gerações, explica Juliana. “O legado dele passa por composições maravilhosas, como Foi um rio que passou em minha vida, Dança da solidão, e Bebadosamba, entre muitas outras, e se estende na ação de dar às velhas guardas das escolas de samba um elã diferenciado. Ao formar a Velha Guarda da Portela, colocou essas pessoas no palco, valorizando figuras importantes. Paulinho tem ligação forte com as escolas de samba, especialmente a Portela”.

O ESPETÁCULO

“Elegante do Jeito Paulinho” terá no repertório 12 sambas, sendo 10 composições de Paulinho da viola e outras duas que o homenageiam. Entre um samba e outro, Juliana Barbosa vai contando histórias em torno da vida do sambista.

Interpretando os sambas e fazendo a direção musical do espetáculo está o cantor e arranjador londrinense Paulo Vitor Poloni (foto), que se sente desafiado na tarefa. “Paulinho é um mestre, que canta com muito carisma e elegância, com um jeito tranquilo. A gente, enquanto interprete, tem que respeitar que isso exige um tempo diferente, uma energia diferente, um tratamento da melodia com a sutileza e delicadeza, que são próprios da obra dele.”

Sobre as escolhas para o espetáculo, Paulo Vítor disse ter refletido entre fugir do tradicional e inventar arranjos inusitados, repensando formas e harmonias, ou seguir a instrumentação e arranjos na linha de Paulinho. Ganhou a segunda opção. “Imaginei as escolhas dele, sempre muito calcadas na tradição do samba e quis respeitar isso”. A instrumentação será formada por um regional com violão sete cordas, cavaquinho e bandolim, duas percussões, trompete e coro. “É o clássico do samba e do choro, que estão na obra de Paulinho, com músicos selecionados nesse talento”, explica o diretor musical.

SERVIÇO:

O espetáculo começa às 20h, pontualmente.

Mesas ou ingressos para o espetáculo podem ser adquiridos pela internet, na plataforma Sympla, pelo link, com pagamento por cartão:
https://www.sympla.com.br/estacao-samba—temporada-2019__5…

Mesas com 4 lugares custam R$ 180,00. Ingressos individuais custam R$ 30,00.

Além da compra pela internet, as mesas também podem ser adquiridas pelo telefone (43) 9 9846-7998, com Cynthia Galdo, mediante depósito bancário.

Ingressos individuais podem ser adquiridos nos seguintes pontos de venda:

  • Loja Emma, Av JK 2099 – Fone: (43) 3344-5435
    • Escola de Música Canto da Lira, Rua Prof. Samuel Moura, 507 – Fone: 3024-1739
    • Loja Bem Natural, Mercadão da Prochet – Fone: 3344-8024.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor entre com seu nome aqui