Início Cidade e Região Comitê Gestor articula ações para Hard Rock Hotel

Comitê Gestor articula ações para Hard Rock Hotel

60
0
COMPARTILHAR

Está previsto para 2021 o início das atividades do Hard Rock Hotel, na Ilha do Sol, destino turístico banhado pelos rios Paranapanema e Tibagi, que fica no município de Sertaneja, no norte do Paraná. O empreendimento deve gerar aproximadamente 1,3 mil empregos diretos e indiretos e movimentar a economia de toda a região. O hotel contará com 196 quartos, 40 chalés e 16 vilas com dois quartos cada. Para atender a demanda de infraestrutura, mão de obra e colaborar com o desenvolvimento da região pelo turismo, o Sebrae/PR criou um Comitê Gestor, que articulará ações conjuntas com as prefeituras de Sertaneja e Primeiro de Maio, além da incorporadora VCI Holding.

A consultora do Sebrae/PR, Cinara de Marchi Tozatti, pontua que a Ilha do Sol está localizada no município de Sertaneja, porém, o acesso é por Primeiro de Maio. “O hotel vai gerar muitos empregos e o comitê oferecerá apoio às prefeituras para a capacitação profissional”, explica. Outra ação será direcionada à capacitação de produtores rurais para atender as demandas, por exemplo, de alimentos. “O empreendimento já manifestou o interesse em comprar frutas, legumes, verduras, carnes e peixes, localmente. O Sebrae/PR atuará em parceria com os municípios na preparação de produtores para atender normas de qualidade internacionais”, projeta Cinara.

O diretor de Marketing e Relações Institucionais da VCI Holding, incorporadora do Hard Rock Hotel na Ilha do Sol, Enio Miranda, destaca que é essencial a união dos dois municípios e que a empresa está disposta a colaborar. “Para nós, até economicamente falando, é mais interessante trabalhar com mão de obra e fornecedores locais. Também precisaremos de investimentos em infraestrutura, como transporte coletivo, sinalização, serviços de saúde”, argumenta. Miranda diz que não há expectativa de que todas as necessidades do empreendimento sejam supridas localmente, porém, o trabalho do Comitê Gestor vai favorecer para que a população da região tenha acesso a uma qualificação básica e se candidatar às vagas, que vão de cargos operacionais a gerenciais. “Os candidatos selecionados serão, posteriormente, treinados por uma equipe internacional da rede”, explica.

Segundo o prefeito de Sertaneja, Jamison Donizete da Silva, a cidade, de aproximadamente 6 mil habitantes, vem se preparando para receber o empreendimento desde 2017. “Disponibilizamos cursos profissionalizantes tendo o hotel com um dos focos”, conta. Para ele, a construção trará benefícios, especialmente, na geração de empregos. O prefeito destaca, também, ações realizadas em infraestrutura e a importância do apoio do estado para atender todas as demandas. “Trabalhamos pela melhoria da qualidade da saúde, implantamos um sistema de urgência e emergência no hospital municipal, estamos reformando um posto de saúde e investindo recursos na área de mobilidade urbana”, cita.

A prefeita de Primeiro de Maio, Bruna Casanova, diz que a criação de um Comitê Gestor será importante, principalmente, para que os municípios se organizem para atender a demanda de infraestrutura. “O empreendimento vai impactar muito a região e as cidades precisam desse apoio. Estamos realizando estudos e pontuando as necessidades para levar ao governo estadual”, aponta. Primeiro de Maio possui aproximadamente 12 mil habitantes e pretende focar ações formação de mão de obra. “Temos uma escola profissionalizante desativada, já estamos com o projeto pronto para reformar o prédio e entramos em contato com o Senai para fazer parcerias e começar a ofertar os cursos. Também trabalhamos num inventário turístico da cidade”, pontua.

O Comitê Gestor foi formalizado neste mês com a participação do Sebrae/PR, prefeituras de Primeiro de Maio e Sertaneja, e da incorporadora VCI Holding. Inicialmente, envolverá apenas os dois municípios. No entanto, o foco das ações será o desenvolvimento territorial. Por isso, posteriormente, outras cidades do entorno, impactadas direta ou indiretamente pelo empreendimento, serão convidadas a participar do grupo. (Fonte: Sebrae)

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor entre com seu nome aqui