Início Cultura Contação de história para adultos é atração do Festival Londrix

Contação de história para adultos é atração do Festival Londrix

1184
0
COMPARTILHAR

Chris Vianna, Edra Moraes e  Francine Cruz protagonizam “Contação de História para Adultos”, que integra programação do Festival Literário de Londrina/LONDRIX

Histórias bem contadas por três intérpretes pertencentes ao universo literário. São elas: Chris Vianna, Edra Moraes e Francine Cruz. Elas irão protagonizar, nesta sexta-feira (18.03), às 19h30, o projeto “Contação de Histórias para Adultos”.

Trata-se de uma das atividades da programação do Festival Literário de Londrina/LONDRIX 2022, que será disponibilizada gratuitamente no Canal do YouTube do evento. O link: https://www.youtube.com/watch?v=Wdn1cT5SuOw

Produtora cultural, atriz e poeta, Chris Vianna irá apresentar o conto “O Fantasma da Rua Antonina”, de Maurício Arruda Mendonça, que integra o livro “Londrinenses”.

A performance da poeta Edra Moraes contemplará o conto “A lenda do Morto-Vivo do Cemitério São Pedro”, escrito por Fernando Gimenez.

Por sua vez, a escritora Francine Cruz dará voz a “Pacuera”, conto do livro “Historinhas do Vovô”, autoria de Nilson Cruz – seu avô.

“Contação de Histórias para Adultos” é uma das várias ações do Festival Literário de Londrina. A 17ª edição do LONDRIX acontece entre 9 e 14 de maio e vai abarcar propostas alinhadas ao tema “Literatura e Oralidade: Percurso e Tendências na e pós Pandemia”.

O LONDRIX tem patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura, o PROMIC, da Secretaria Municipal de Cultura de Londrina, através do projeto nº 21.116. A realização é da Atrito Arte Artistas e Produtores Associados (AARPA).

O Festival Literário de Londrina conta com parceria da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Museu Histórico de Londrina e Atrito Arte Editora.  A direção geral é da produtora londrinense Chris Vianna.

Quem quiser contar histórias pode entrar em contato através do seguinte e-mail: londrixfestivalliterario@gmail.com

SOBRE AS CONTADORAS E OS CONTOS

CHRIS VIANNA

 “O Fantasma da Rua Antonina”, de Maurício Arruda Mendonça. Dia 2 de janeiro de 1965.Por determinação do Juiz da Vara Criminal de Londrina, em atendimento ao abaixo assinado das famílias da Vila Higienópolis, que não mais suportavam aquela “casa de tolerância, com seus espetáculos indecorosos, sua algazarra, movimento de carros diuturnamente”, pôs-se fim às horas de prazer da inesquecível Casa da Palmira. Vazia, sem fuzarca e alegria, aquela mansão de mata-juntas só podia tornar-se “mal-assombrada”. Sobretudo porque ficava próxima do Cemitério João XXIII.

Chris Vianna é atriz e produtora de espetáculos teatrais consagrados (“Medusa de Ray Ban”, “Um Bourbon para Falkner”, entre outros). É editora da Atrito Arte, cujo catálogo contém 160 títulos publicados. Vocalista da banda Benditos Energúmenos, além de idealizadora e coordenadora do Festival Literário de Londrina/LONDRIX.

EDRA MORAES

O conto “ A Lenda do Morto-Vivo do Cemitério São Pedro”, de Fernando Gimenez narra a história, contada pelo pai do autor. Para alguns, uma lenda urbana. Talvez pela certeza com que seu pai dizia ser verdade, o “causo” teria, de fato, acontecido.

Edra Moraes é produtora cultural, idealizadora e curadora da Mostra LONDRIX – VideoPoema, entre outros. Escritora, atriz amadora e autodidata no universo das artes.

Seu livro de estreia foi Da Divina, Da Humana e Da Profana (Atrito Arte/2010), projeto Tríade. Vencedora da Bolsa Criação Literária 2014/2015 – Ministério da Cultura – com o livro de poesia “Para ler enquanto escolhe feijão”.

Antologia/seleção da autora/2021disponível para download: http://www.prcultura.pr.gov.br/Pagina/Antologia-Poetica-Selecao-da-autora

Site de autora: https://edramoraes.wixsite.com/edramoraes

Canal no YouTube:  https://www.youtube.com/channel/UC6iCVn3_LvFfbtJVW9RLgyg

FRANCINE CRUZ

“Pacuera”, extraído do livro “Historinhas do Vovô”, de Nilson Cruz. É um conto de assombração da tradição oral e conta a história de um bicho que não tinha “Pacuera”, e vivia pelas matas comendo tudo que via pela frente para tentar encher o vazio na sua barriga.

O livro foi organizado pela escritora Francine Cruz, através de gravações feitas com seu avô. A publicação foi lançada quando Nilson Cruz completou 80 anos de idade.

Site da escritora: https://www.escritorafrancinecruz.com/biografia

SOBRE O PROJETO

A primeira leitura direcionada à “Contação de História para Adultos” foi para o projeto #londrixtodosporumbrasildeleitores, por iniciativa da escritora Edra Moraes.

Edra entrou, ao vivo, na webcam de seu perfil no Facebook e leu “Uma galinha”, conto de Clarice Lispector. Durante a transmissão, a poeta falou sobre a importância deste conto em sua memória afetiva.

Na sequência, a produtora cultural Chris Vianna tornou-se integrante do núcleo fixo do projeto, que já teve periodicidade semanal.

Convidados do projeto: Aurea Palhano, Michelle Fogaça, Nilson Monteiro, Herman Schmitz, Kaio Miotti, Yara Camillo, Denise Gentil, Marcia Batista, Poka Marques. Todos têm em comum o gosto pela leitura.

O Festival Literário de Londrina/LONDRIX, em versão presencial, desenvolveu esse projeto entre 2011 e 2012, em parceria com a Vila Cultural Cemitério de Automóveis.

SERVIÇO

“Contação de História para Adultos”, com Chris Vianna, Edra Moraes e Francine Cruz.

Nesta sexta-feira (18.03), às 19h30, gratuitamente, no canal do YouTube do Festival Literário de Londrina/LONDRIX: https://www.youtube.com/watch?v=Wdn1cT5SuOw

A ação integra a programação do Festival Literário de Londrina/LONDRIX, que tem patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC), através do projeto nº 21.116.

Realização da Atrito Arte Artistas e Produtores Associados (AARPA).

O Festival Literário de Londrina/LONDRIX conta com parceria da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Museu Histórico de Londrina e Atrito Arte Editora. 

Direção geral: Chris Vianna

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor entre com seu nome aqui