Início Especias Aluno londrinense participa de jornada espacial do ITA

Aluno londrinense participa de jornada espacial do ITA

850
0
COMPARTILHAR
Samuel Bello Strass cursa a terceira série do ensino médio no Colégio Sigma

O estudante Samuel Bello Strass, que cursa a terceira série do Ensino Médio no Colégio Sigma, em Londrina, foi o único representante do Paraná na Jornada Espacial do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica). Depois de receber medalha de ouro com destaque na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) 2022, ele foi um dos 50 estudantes brasileiros convidados a participar do evento. No total, a 25ª edição da OBA, realizada neste ano, teve 1,2 milhão de participantes. 

Esta não foi a única conquista do Sigma no semestre. A equipe do projeto Fórmula 1 na Escola, que incentiva estudantes a reproduzir a rotina de uma escuderia de Fórmula 1, também foi selecionada para a etapa nacional da competição, que acontece em março em São Paulo.

O medalhista foi orientado pelo professor Leandro Bento, que realiza no Sigma o projeto de preparação para olimpíadas de conhecimento e o Fórmula 1 na Escola.  “É a primeira vez que o Sigma participa da OBA e já ganhou o maior prêmio da competição”, comemora o professor.

Em novembro, durante uma semana, Samuel e Leandro participaram de várias atividades em São José dos Campos, sede do ITA, onde puderam visitar instalações de alta tecnologia em instituições como ITA, MAB, INPE, EMBRAER, IAE. Nesses locais, puderam conversar com cientistas e tirar dúvidas sobre o trabalho que realizam. 

O estudante conta que foi selecionado para o concorrido evento em função do alto índice de acertos na prova e pela complexidade das resoluções. “Nem todos que ganharam medalha de ouro foram convidados a participar”, destaca.

“Fiquei muito feliz quando recebi o resultado, não esperava ser medalhista e ainda participar do evento. Foi uma experiência incrível, conheci o trabalho dos cientistas, da Agência Espacial Brasileira e fiquei impressionado com o nosso potencial.”

A escuderia Tadarida, formada por alunos do ensino médio do Colégio Sigma, foi selecionada para participar da etapa nacional do projeto Fórmula 1 na Escola. Entre outros    desafios, a competição incentiva estudantes a construírem seu próprio protótipo de um carro de Fórmula 1. 

A ideia é que os estudantes realizem o trabalho de criar uma verdadeira escuderia. A equipe se envolve  em todas as fases do projeto, como a modelagem do carro, a pesquisa dos materiais, prospecção de patrocínio, confecção da marca e ações de marketing, simulando uma equipe profissional de Fórmula 1. Com base no trabalho, elaboram um portfólio que será avaliado pelos jurados de acordo com parâmetros pré-estabelecidos. E o carro desenvolvido, claro, vai competir com outras equipes na pista. 

De acordo com o professor Leandro, como os alunos participantes da equipe possuem habilidades e interesses diferentes, o objetivo do projeto é que haja uma soma de características potencializada pelo trabalho em equipe, como também acontece no mercado de trabalho. O carro em desenvolvimento por eles, agora, vai competir com outras escuderias estudantis em março de 2023 em São Paulo. 

O nome da escuderia, Tadarida, foi inspirado em uma espécie brasileira de morcego, considerado o mamífero mais rápido do mundo. A equipe do Sigma é composta pelos estudantes Yasmin Ribeiro, Gabrielle Rossi, Gustavo Henrique Zanuto, Isabelle Queiroz, Abner Nathan Gonçalves Ramos, Vitor da Silva Gonçalves e Stefany Lorraine Dias da Silva. O patrocinador é a empresa Rolemix, de Londrina. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor entre com seu nome aqui