Em um contexto de juros ainda elevados e maior pressão sobre o orçamento das famílias, o início do ano tende a ser um momento de reorganização financeira para muitos brasileiros. Nesse período, cresce o interesse por alternativas de crédito mais estruturadas, especialmente aquelas voltadas à reorganização de dívidas e ao equilíbrio das finanças domésticas.
Segundo a base de dados do Bari, grupo financeiro focado em empréstimo com garantia de imóvel, esse comportamento segue um padrão claro ao longo do ano. Nos últimos períodos analisados, é possível identificar meses específicos com maiores níveis de aprovação de crédito. Em 2025, abril, julho e outubro registraram os maiores índices de crédito concedido, um comportamento que já havia sido observado em 2024, quando esses mesmos meses apresentaram leve aumento nas taxas de aprovação.
Esse movimento está diretamente relacionado à combinação entre maior planejamento financeiro por parte dos consumidores e estratégias mais ativas das instituições financeiras em períodos considerados táticos do calendário. Prova disso é que, nos últimos dois anos, a principal motivação para a contratação de crédito foi a quitação de dívidas, apontada por 60% dos consumidores. Na sequência aparecem investimentos (16,%) e construção e reforma, que representam 7% das finalidades contratadas.
O dado reforça uma tendência de uso do crédito como ferramenta de reorganização financeira, especialmente em cenários econômicos mais desafiadores, além de indicar uma parcela do público que busca alavancar patrimônio e investir de forma estruturada. “Datas estratégicas do calendário, reorganização de dívidas e maior previsibilidade de renda ajudam a explicar o crescimento das aprovações nesses meses”, afirma Ugo Roveda, Head comercial e especialista em Empréstimo com Garantia de Imóvel do Bari.
Para além disso, os dados apontam que a geração X é o grupo predominante entre os clientes que tiveram crédito aprovado, esta geração tende a apresentar maior estabilidade financeira e histórico mais consolidado. Em relação à localização, a análise considera o imóvel dado em garantia. Nesse recorte, o estado de São Paulo lidera o ranking dos estados com maior número de imóveis dados em garantia, na sequência estão Paraná, Minas Gerais e Santa Catarina, reforçando a relevância da região Sudeste e Sul no mercado de crédito com garantia.
Segundo semestre concentra maior demanda por crédito
Quando o assunto é volume de solicitações, o segundo semestre do ano se destaca. Em 2024, o mês de setembro registrou o pico de pedidos de crédito, mas, de forma geral, a procura começa a ganhar força a partir de julho, mantendo-se elevada até o final do ano.
Referência no mercado de Empréstimo com Garantia de Imóvel, o Bari protagoniza a expansão de um setor que, em 2025, ultrapassou a marca histórica de R$10 bilhões de reais em concessões de crédito, segundo dados oficiais da Abecip (Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança).
Sobre o Bari – Com mais de 30 anos de atuação e sede em Curitiba, o Bari é um grupo financeiro pioneiro em empréstimo com garantia de imóvel no Brasil. A companhia reúne nove empresas com competências complementares, permitindo que toda a cadeia de concessão, gestão e securitização de crédito seja realizada internamente. Integram o ecossistema do grupo o Banco Bari, Bari Hipotecária, Bari Promotora, Cebraco, Bari Securitizadora, Bari Asset, Bari Seg, Bari Service e Bari Tecnologia. Além de sua expertise em crédito com garantia de imóvel, o Bari oferece soluções como crédito consignado, investimentos e securitização imobiliária.