A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), começou a vacinação contra a gripe. O município abriu no sábado 14 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para atender ao público específico de crianças de 6 meses a menores de 6 anos, e idosos com 60 anos ou mais.
O protocolo vacinal para as crianças que vão receber o imunizante pela primeira vez é de duas doses, com um intervalo de 30 dias.
Londrina recebeu 21.280 doses do imunizante na primeira remessa distribuída pelo governo do Estado, com capacidade de aplicar aproximadamente 8 mil vacinas apenas no sábado (23). As UBSs que ficaram abertas para atendimento estão espalhadas por todas as regiões da cidade. Na região norte, foram abertas as UBSs Parigot de Souza e Maria Cecília; na região leste, as UBSs Marabá e Armindo Guazzi; na região oeste as UBSs Alvorada e Jardim do Sol; na região sul, as UBSs Itapoã, Cafezal e Piza; por fim, na região central, as UBSs Centro, Guanabara e Casoni.
O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, explica que a ação no sábado (23) adiantou o início da Campanha de Vacinação contra a Gripe em Londrina, que, em âmbito nacional, começa nesta segunda-feira (25). Esse adiantamento vai ocorrer por conta de mudanças no registro da vacina, o que pode gerar um tempo maior no atendimento.
“A campanha desse ano tem um diferencial, o Ministério da Saúde está orientando que as vacinas sejam registradas no sistema. Então, isso leva um tempo um pouco maior no atendimento, comparado com as campanhas anteriores. Por isso, vamos fazer essa ação agendada, para vacinar cerca de 8 mil pessoas entre idosos e crianças de uma maneira organizada, sem filas e sem tumulto”, contou.
A partir de segunda-feira (25), quando começa a Campanha de Vacinação contra a Gripe do Ministério da Saúde, todas as UBSs do município vão disponibilizar a vacina para os grupos prioritários da campanha. Não haverá mais a necessidade de agendamento, bastando comparecer na Unidade Básica de Saúde mais próxima, portando documentos pessoais e carteira de vacinação.
Os grupos prioritários, para os quais a vacina estará disponível a partir de segunda-feira (25), são compostos por: Crianças de 6 meses a menores de 6 anos; Gestantes e puérperas (mulheres no pós-parto); Idosos com 60 anos ou mais; Trabalhadores da Saúde; Crianças indígenas de 6 meses a menores de 9 anos; Pessoas com comorbidades; Adolescentes em medidas socioeducativas; População privada de liberdade; Funcionários do sistema de privação de liberdade; Professores dos ensinos básico e superior; Povos indígenas; Pessoas em situação de rua; Profissionais das forças de segurança e de salvamento; Profissionais das Forças Armadas; Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade); Pessoas com deficiência permanente; Caminhoneiros; Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso); Trabalhadores portuários; Funcionários do sistema de privação de liberdade; População privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos). (Fonte: Prefeitura/NCom)