A Prefeitura de Londrina recebe, até segunda-feira (23), propostas de empresas interessadas em executar a obra de adequação geométrica, chamado “oitão”, no trecho entre a Avenida Madre Leônia Milito e Rodovia PR-445. O intuito é melhorar o fluxo de veículos na região, trazendo mais segurança a motoristas e pedestres. A licitação nº 14/2020, na modalidade Tomada de Preços, possui teto de R$ 1.065.759,65 em recursos públicos.
Os envelopes lacrados, contendo documentos das concorrentes e propostas comerciais, devem ser entregues até às 13h de segunda-feira (23). Nesse horário, a Comissão de Licitação receberá os documentos para credenciamento dos licitantes, fora dos envelopes, e dará início à sessão na Sala de Licitações, localizada no piso térreo da sede administrativa da Prefeitura (avenida Duque de Caxias, 635).
O projeto da obra foi desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL) e prevê duas rotatórias próximas, formando o traçado do número oito. Elas serão executadas próximo ao pontilhão da PR-445, que passa sobre a Madre Leônia.
De acordo com a presidente do IPPUL, Denise Ziober, o principal intuito da intervenção é sanar o gargalo de veículos naquele trecho, com alternativas para o motorista que deseja sair das avenidas para adentrar na rodovia, e vice-versa. “O maior impacto será aliviar o trânsito desnecessário que sobe até a Madre Leônia e precisa contornar a rotatória do chafariz para voltar à rodovia. Há linhas de ônibus interurbanos que fazem isso, por exemplo. Trata-se de uma obra de baixo custo mas grande impacto, de geometria viária, e acredito que terá rápida execução”, frisou.
A adequação viária também vai garantir um transporte coletivo de qualidade, permitindo maior utilização na região. Além disso, a obra deverá direcionar o desenvolvimento urbano de forma ordenada.
Com as rotatórias será possível substituir as alças de acesso da rodovia, onde foi construído o pontilhão. “Antigamente, quando fizeram o cruzamento, que era estrada Mábio Palhano em baixo e a rodovia PR-445 em cima, não deixaram espaços necessários para as alças, aquele trevo que a gente vê em rodovias. E hoje a região está bastante adensada, sem espaço para essas alças. A solução foi fazer o ‘oitão’ com duas rotatórias, uma de cada lado, onde você sobrepõe movimentos e todos os sentidos de tráfego”, explicou.
A execução inclui serviços de drenagem, terraplanagem, demolição e retiradas, fresagem e recape asfáltico, calçadas para pedestres, gramados, entre outros. Finalizada a licitação, a empresa vencedora deverá concluir os trabalhos em até 120 dias corridos, contados a partir da emissão da Ordem de Serviço.